quinta-feira, 20 de setembro de 2012

A DIVINDADE E OS ORIXÁS


Deus é infinito em si mesmo, Ele é o início, o meio e o fim de tudo o que gera. Ele está na origem de tudo e tudo tem seu início em Deus. Deus gera e irradia de si energias vivas e divinas, que se propagam e dão sustentação a tudo o que é por Ele criado. Estas energias se propagam por ondas vibratórias e atuam sobre tudo e todos. Assim, Deus gera e irradia de si 7 Princípios Divinos ou Qualidades Divinas que se manifestam nos nossos 7 Sentidos da Vida. Estes 7 Princípios Divinos são em si as Divindades Primordiais, são as 7 Irradiações Divinas que dão sustentação às 7 Linhas de Umbanda, a nossa religião.
Uma divindade é um ser gerado em Deus, é uma de suas qualidades que é manifestada através de uma energia por uma ou mais ondas vibratórias. Toda divindade de Deus é um Mistério em si mesmo. Dizemos que Deus é AMOR, que Deus manifesta AMOR. Então, ele sentiu/vibrou esta energia e a manifestou na sua Criação como a divindade que conhecemos como OXUM. A Umbanda é uma religião natural, ligada profundamente às energias da natureza e suas vibrações. Por este motivo, o número de suas divindades é infinito; a nós foram reveladas apenas aquelas que O representam no nosso plano humano da vida.

Eis as qualidades divinas que sustentam a Umbanda e seus respectivos Orixás nos pólos positivos e negativos de cada irradiação (quando dizemos pólo negativo estamos nos referindo à forma de irradiação da energia. Ex: Oxalá irradia a Fé, Logunã absorve os desequilíbrios provenientes dos excessos ou ausência de Fé. O primeiro é positivo pois irradia e o segundo é negativo pois absorve): 

QUALIDADE               ORIXÁS                          

FÉ                               OXALÁ         -     OIÁ / LOGUNÃ
AMOR                          OXUM           -     OXUMARÉ                           
CONHECIMENTO          OXÓSSI           -     OBÁ
JUSTIÇA                      XANGÔ          -     IANSà            
LEI                              OGUM          -     EGUNITÁ         
EVOLUÇÃO                 OBALUAIÊ       -     NANà                      
GERAÇÃO                    IEMANJÁ       -     OMULÚ 
 


Existem classes de divindades que estão mais próximas a nós e são os responsáveis pela vida e evolução dos seres, assim como são geradoras dos fatores (energias primárias, puras) de Deus, são conhecidas como Tronos. Eles estão na origem de tudo. Um Trono é uma das qualidades divinas e a manifesta por meio de seu magnetismo, sua vibração, sua irradiação energética, seu mental, sua natureza e seus sentidos. Deus é a qualidade em si e Seus Tronos são geradores naturais das Suas qualidades divinas. São geradores e irradiadores da fé, do amor, do conhecimento, da justiça, da lei, da evolução e da geração.
Existem Tronos puros e mistos. Podemos citar como exemplo um Trono de Iemanjá, ele é um Trono com as qualidades da geração e com energias e vibrações da água do mar, este seria um Trono Puro. Já um Trono de Ogum Iara, teria as qualidades da Lei e do Amor e com energias e vibrações do ar e da água das cachoeiras, seria um Trono misto. Os Tronos mistos podem ser de dois ou mais elementos.


Tronos Fatorais: são puros e geram de si uma das qualidades de Deus. Eles estão na origem das criações divinas e dão sustentação às irradiações divinas, às faixas vibratórias, às realidades divinas e aos seres em evolução. Os seres que ali vivem são inconscientes, são centelhas divinas.
Tronos Essenciais: ainda inconscientes, os seres que ali vivem são seres originais.
Tronos Elementais: são seres intuitivos.
Tronos Duais: são seres instintivos, bipolarizados.
Tronos Encantados: são sensitivos ou semiconscientes.
Tronos Naturais: são seres conscientes.
Tronos Celestiais: são mentais.
 
Para nós, os Tronos são as divindades mais importantes , pois nunca deixaremos de estar sob a irradiação de um deles, que é nosso regente, e do meio em que vivemos e evoluímos.

O DIVINO TRONO DAS 7 ENCRUZILHADAS (7 entrecruzamentos energéticos verticais e horizontais) é o regente do planeta Terra, em cuja regência encontramos o Ser Divino que conhecemos como Oxalá Planetário (na visão da Umbanda, Jesus Cristo é um Oxalá). Ele é manifestador dos mistérios divinos que originaram e dão sustentação à existência e evolução do nosso planeta. Ele recebe esta denominação porque ele capta, absorve e irradia as 7 energias primordiais com suas polaridades positivas e negativas. Ele as distribui e manifesta em todos os sentidos para manter o equilíbrio e a vida, seja do planeta, dos vegetais, dos animais, dos minerais, dos seres humanos, em todas as dimensões e faixas vibratórias da Terra.




Um comentário: