sábado, 22 de setembro de 2012

EXÚ


"O Mistério Exú é em si o Vazio Absoluto existente no exterior de Deus – Olorum, e guarda-o em si, dando-lhe existência e sustentação para que, a partir desse estado, tudo o que é criado tenha seu lugar na Criação Divina.

Por ser Exú o Guardião do Vazio Absoluto e ter sido o primeiro estado da Criação manifestado por Deus, então, Exú é a primeira Divindade ou Orixá manifestado por Deus. Logo, ele é o primeiro, o mais velho de todos, o primeiro a ser cultuado.

Por trazer em si o Vazio Absoluto, Exú tem que ser invocado e oferendado em primeiro lugar e ser firmado fora do Templo, porque a presença dele implica a ausência de todos os Orixás. O Templo é a Casa de Oxalá e dentro dela cabem todos os Orixás, menos Exú." (Livro “Orixá Exu” de Rubens Saraceni, Madras Editora)
 
O Orixá Exú e seu Vazio Absoluto estão do lado de fora de tudo o que existe e tudo o que existe está dentro dele e do seu campo de atuação. Dizem que “sem Exú não se faz nada” porque se ele não abrir e estabelecer um espaço vazio para os trabalhos, então eles não podem ser realizados pelos outros Orixás. É ele quem abre um espaço neutro para que sejam enviadas as sobrecargas negativas dos trabalhos, dos Orixás, dos seres vivos e de todas as coisas criadas. Sem que Exú seja firmado, um Orixá não consegue abrir o seu estado porque sem Exú é como se NADA existisse e não houvesse espaço para seus trabalhos e suas oferendas. Os Orixás trabalham unidos, um atuando com o outro, um sempre complementando a atuação do outro. Ao entrar na casa de alguém sempre devemos pedir licença, pois também devemos pedir licença a Exú e permissão para realizar nossos trabalhos e oferendas, caso contrário, tudo o que nós entregarmos será depositado no seu Vazio Absoluto e não será recebido pelos outros Orixás.

Exú é o Guardião do lado negativo da Criação. Desta forma, todos os Orixás tem o seu Exú Guardião no lado negativo dos seus estados. Oxalá tem o seu Exú, Ogum tem o seu Exú, Oxóssi tem o seu Exú, e estes Exús atuam dentro do Mistério Exú mas nos campos de ação de cada um dos Orixás. É assim para todas as Divindades. Nós estudamos os Planos da vida, sabemos que existem várias dimensões e níveis vibratórios, e todos eles são separados uns dos outros pelos espaços gerados pelo Vazio Absoluto ou Relativo de Exú. Ele rege o lado de fora de cada uma destas realidades, portanto, ele é o guardião destes domínios ou realidades dos Orixás.
As outras divindades não geram serem naturais Exús, mas quando eles são direcionados por suas evoluções individuais aos domínios dos outros Orixás, eles passam a absorver as suas irradiações e a manifestá-las através de seus campos de atuação, eles deixam de ser Exús puros e recebem outras qualidades e irradiações.

Como atuam os Exús sobre os seres naturais e sobre os seres humanos espirituais?
Cada reino e cada domínio na Criação possui um polo positivo e um negativo. Quando um ser evolui em harmonia com a sua natureza, sempre no caminho do bem, em equilíbrio nos campos do Amor, da Lei, da Justiça, do Conhecimento, da Fé, da Evolução e da Geração, ele se mantém no polo positivo da sua realidade. Mas se o ser desvia sua evolução através do desequilíbrio e da desarmonia de seus pensamentos e ações em qualquer um dos campos naturais, imediatamente ele se liga ao polo negativo do domínio ou realidade onde evolui e passa a ser atraído por ele. Este ser passa a sofrer atuação do polo negativo do seu mistério através do mistério Exú que irá atuar no sentido de esgotar seu negativismo, quanto maior for o desequilíbrio maior será o seu esvaziamento. Quando são totalmente “esvaziados” os instintos negativados começam a ser recolhidos no íntimo do Ser e, quando nem os instintos vibrarem mais, o Ser em questão entra em um sono profundo durante o qual o seu emocional também será esvaziado. Quando nada mais houver além de um mental adormecido, o Exú Guardião do polo negativo onde ele está irá iniciar a sua “exunização”, ou seja, ele irá receber as vibrações mentais do Sr. Exú Guardião que irão remodelá-lo e serão absorvidas até que aflore uma nova personalidade. Neste ponto, ele começa a acordar de um profundo e longo sono. Acordado, o ser se sente como um recém-nascido e será assumido por um Exú mais velho que o incorporará à sua legião e o conduzirá dali em diante até que ele naturalmente retome a sua evolução natural.

Portanto, há Exús que são Exús e há espíritos que “estão” Exús.

Assim, temos: 

EXÚS ENCANTADOS: Exús puros e filhos do Orixá Exú (evoluem na dimensão Exú)
EXÚS NATURAIS: Seres naturais exunizados (nunca encarnaram como humanos)
EXÚS ESPIRITUAIS: Seres espirituais exunizados (já encarnaram como humanos)

Como cada espírito traz em si sua ancestralidade, vão surgindo Exús de Ogum, de Xangô, de Iansã, de Iemanjá, a de todas as Divindades da Criação. Cada ser espiritual, natural ou humano, tem um encantado à sua esquerda, filhos da Divindade Exú que são nossos sustentadores mas que não incorporam diretamente em nós.

Em sua natureza, vistos em suas dimensões, fisicamente são de cor chumbo ou acinzentada, sua pele é lisa e sem nenhum pelo ou cabelo, seus olhos são meio amendoados e suas orelhas são pontiagudas. Seus corpos são longos e esbeltos com formas perfeitas, tem os dedos mais longos e seus pés são um pouco mais compridos que os nossos. Os seres encantados Exús são alegres e brincalhões e não conhecem ou entendem os nossos sentimentos de tristeza, ódio, inveja, avareza, raiva, entre outros desequilíbrios. Eles não conhecem porque não geram em si tais sentimentos. Portanto, os Exús naturais não são rancorosos, vingativos, maldosos, encrenqueiros, malandros ou beberrões. Os Orixás naturais Exú apenas irradiam suas energias para vitalizar ou desvitalizar de acordo com a Lei Maior e a Justiça Divina. Atuam no sentido de esgotar nossos vícios, nos ajudar a corrigir nossos erros.

EXÚS DE TRABALHO NA UMBANDA
Os Exús encantados ligados a nós não atuam diretamente conosco pois não se deslocam de suas dimensões. A atuação ocorre através de espíritos humanos exunizados, que se encontram na nossa dimensão espiritual humana e que são os Exús de Trabalhos Espirituais. Estes Exús podem estar ligados a qualquer um dos Orixás e ter campos de atuação diferentes, dependendo da necessidade e da afinidade de cada um de nós. Podem ter nomes relacionados a símbolos sagrados, a lugares, a cores, a animais, ao tempo, entre outros. Os seus nomes identificam suas linhas de trabalho e seus campos de atuação.

São sérios, rigorosos, gostam de falar, de questionar, são excelentes negociadores pois adoram barganhar as situações e as soluções para os problemas. São extremamente espertos e inteligentes. Ao contrário do que se pensa, não incorporam apenas para beber e fumar, mas sim para utilizar nossas energias vitais, as energias da bebida e do fumo, para realizar trabalhos no astral e descarregar os médiuns e consulentes. Os excessos apenas ocorrem quando os médiuns se permitem influenciar a incorporação e extravasam as suas próprias necessidades e desequilíbrios.

Devemos estar conscientes das nossas responsabilidades junto aos nossos Guias e Orixás, pois nossas caminhadas dependem deles assim como eles dependem de nós. Na verdade, estamos todos evoluindo juntos, cada um com sua missão pessoal. Precisamos saber que cada vez que invocamos nossos Guias e solicitamos que atendam às nossas demandas negativas, estamos nos ligando ao polo negativo da realidade em que vivemos ao mesmo tempo em que estamos solicitando a eles que façam a mesma coisa, que saiam de seus caminhos evolutivos e tomem desvios apenas para satisfazer aos nossos desejos desequilibrados. Agora, todos nós sabemos que eles estão voltando de suas quedas pessoais, onde erraram e estão fazendo de tudo para melhorar a cada dia e seguir em direção às suas origens. Nossa responsabilidade com nossos Guias é semelhante a responsabilidade deles conosco. Você gostaria que um Guia te induzisse ao mal comportamento? E você acha que ele está de acordo quando você solicita demandas negativas? Devemos refletir muito sobre isto!

Lembrem-se: todos nós temos um Exú natural e um Exú encantado ligados a nós e aos nossos Guias. Todos nós temos um senhor Exú Guardião acima de nós acompanhando de perto nossos passos. O nosso Exú de trabalho pode atender ou não nossas demandas negativas pois ele é apenas um ser humano como nós que recebeu uma oportunidade de vir na linha de Exú para resgatar seus erros de passado e ter merecimento de seguir sua evolução. Ele pode atender nossas demanda negativas e cair novamente no polo negativo da linha de Exú ou pode se afastar e dar lugar a um quiumba (espírito negativo) que irá começar a atuar sem que o médium perceba, e quando perceber que não é mais o seu guia que está ali será tarde demais. Sim, isto pode acontecer pois o seu guia se afasta e um espírito que tenha afinidade com o seu pedido pode resolver se aproximar e realizar as demandas. Mas nada ficará impune à Lei Maior e à Justiça Divina e a sua aplicação certamente será realizada por um Senhor Exú Guardião que punirá tanto o Guia humano Exunizado quanto o médium desequilibrado.

OS SENHORES ORIXÁS EXÚS GUARDIÕES
Cada domínio é em si um Mistério da Criação e para cada domínio existem os que atuam no seu exterior, Orixás Exús Guardiões de Domínios. Eles estão sempre prontos a recolher no seu Vazio Relativo os seres que se desequilibrarem vibratoriamente e para receber dentro dele todas as descargas de energias negativas emitidas pelos seres dentro dos domínios, mas que não podem permanecer ali por muito tempo. Ex: Exú Guardião das 7 Passagens, Exú Guardião dos Mistérios do Tempo, Exú Guardião dos 7 Campos Sagrados, Exú Guardião do Mistério dos Vegetais, Exú Guardião do Mistério do Amor


O ASSENTAMENTO E A FIRMEZA DO EXÚ GUARDIÃO
Quando ativada a firmeza do Guardião do Templo ou Casa de Trabalho, um portal é aberto para a atuação do Vazio Relativo no exterior do local. Este é o campo de atuação do Sr. Exú Guardião responsável pelos trabalhos e pela proteção da Casa. Ao ser firmado, garante que o trabalho ocorra em paz, harmonia e equilíbrio pois irá recolher todos os seres em desequilíbrio e todas as energias negativas e descargas energéticas desequilibradas realizadas pelos Guias ou pelos médiuns no atendimento aos consulentes. Somente um Exú Guardião pode ser assentado para que a ação de um não interfira na do outro, ele estará ligado ao Dirigente da Casa. Mas uma Guardiã Pombagira (também ligada aos dirigentes da casa) poderá ser assentada junto com ele, pois seus campos de atuação são distintos mas complementares, pois ele atua no exterior e ela no interior das coisas e dos seres. Portanto, eles são indispensáveis aos trabalhos porque mantém o equilíbrio através da drenagem das negatividades do exterior e do interior da casa e das pessoas.

Saudação ao Senhor Orixá Exú
Com o joelho esquerdo no chão e o direito dobrado em ângulo de 90º, mão esquerda espalmada para a frente e mão direita apoiada no joelho direito espalmada para cima, dizer por 3 vezes:

LAROYÊ, EXÚ! (dirigente dos trabalhos)
EXÚ É MOJUBÁ! (médiuns)

Ao final das 3 vezes, bater palmas 3 vezes de forma cadenciada, com a mão esquerda batendo sobre a direita ainda apoiada no joelho.

Nota: Os textos sobre os Orixás são fundamentados nas obras de Rubens Saraceni publicadas pela Madras Editora Ltda. Recomendo a leitura dos Livros: Orixá Exú Mirim, Orixá Exú, Orixá Pombagira e O Guardião da Meia Noite. Algumas outras informações e curiosidades são oriundas de pesquisas realizadas em sites, revistas e no dia-a-dia das Casas e Tendas de Umbanda.



21 comentários:

  1. Bom dia! Poderiam me exclarecer se o Sr.Exù caveira,é apenas uma energia ou uma entidade que já viveu como nós e está evoluindo e reencarnará?

    ResponderExcluir
  2. O Sr. Exú Caveira que deu origem à linha de trabalho é um ser espiritual que viveu na carne. Ao passar por seus processos evolutivos, recebeu a concessão de iniciar e sustentar toda uma hierarquia de Exús Caveira. Os senhores Exús que sustentam as diversas linhas de trabalho não precisam necessariamente reencarnar assim como nós, mas pode acontecer caso recebam alguma missão do Alto na qual sua presença na carne seja fundamental. Basta lembrarmos que o próprio Mestre Jesus veio à carne quando assim o foi determinado pelo Pai.

    ResponderExcluir
  3. Pode falar sobre exu tranca ruas das almas, por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Sr. Exú Tranca Ruas das Almas atua nos campos do Sagrado Pai Obaluaiê, ou seja, no Campo Santo (Cemitério). Os Exús que atuam como Tranca Ruas das Almas atuam nos Campos do Pai Obaluaiê mas podem ainda ter algumas outras atribuições nos campos de ação e atuação de outros pais e mães Orixás. Depende muito da natureza da cada um deles e de seus processos evolutivos. São Exús maravilhosos que trabalham muito e que atuam de forma intensa na proteção e amparo de seus médiuns. Devemos lembrar que evoluimos juntos e que cada vez que pedimos ou induzimos os nossos Guias a fazer trabalhos negativos, a prejudicar outras pessoas, estamos promovendo a sua queda. Devemos ter muito respeito, responsabilidade e, acima de tudo, amor aos nossos Guias espirituais que estão ao nosso lado para nos ajudar a caminhar em direção a Luz.

      Excluir
  4. Pode um medium ter duas pomba giras maria padilha do cabare e estrada ao mesmo tempo ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O médium pode ter quantos Guias espirituais forem necessários na linha de pombagira. Cada Guia tem seus campos de ação e de atuação especificos, tem seu grau evolutivo e suas missões coletivas e individuais, seja dentro da hierarquia em que está no momento ou mesmo em relação à sua própria existência. O mesmo pode ocorrer em todas as outras irradiações dos Orixás e Linhas de Trabalho. O importante é ter o cuidado de confirmar, de se certificar de que se trata realmente de um Guia espiritual e não de um obsessor ou espirito zombeteiro tentando atuar. Outra coisa importante, é ter cautela quanto a mistificação. Ou seja, ter sempre em mente que é preciso identificar e confirmar a presença do Guia espiritual da maneira adequada. Se não tiver condições, caso não tenha uma comunicação clara e objetiva com seus próprios Guias, procure o Guia espiritual de um médium de sua confiança e converse a respeito pedindo uma confirmação.

      Excluir
  5. Queria saber Pois minha Guardiã e a. Pombo giramundo. Voce pode me ajudar como me aporximo dela pra me comecar a servila

    ResponderExcluir
  6. Entendemos e acreditamos que os Orixás e Guias espirituais se aproximam de seus médiuns por necessidade de trabalho em sua área de ação e atuação. Assim, quando há uma real necessidade de comunicação com o plano material, o Guia se aproxima do médium, se identifica de forma clara e segura e procura realizar a sua função dentro da Lei Maior e da Justiça Divina. Também entendemos a relação do médium com os seus Guias como uma relação de respeito de ambas as partes. Todos nós, humanos encarnados e Guias espirituais, temos o livre arbítrio concedido por Deus, temos a liberdade de fazer nossas escolhas e a responsabilidade de arcar com as consequências, não somos escravos de ninguém, nem no plano físico e nem no plano espiritual, todos nós somos filhos de Deus e somente a Ele devemos a nossa liberdade. Assim, entendemos que os Guias não estão sujeitos às nossas vontades assim como nós não estamos sujeitos às vontades deles. Vemos esta relação como uma oportunidade de crescimento para ambas as partes, pois todos nós estamos no caminho evolutivo da Criação Divina. Todos nós, humanos encarnados e Guias espirituais, "servimos" apenas a Deus! Nossa relação com nossos Guias e Protetores espirituais deve ser de muito respeito, muito amor, muita ética, responsabilidade, honestidade e aprendizado. Temos nossos Guias espirituais como nossos Mestres, como espiritos que detêm conhecimentos superiores aos nossos e que se disponibilizaram a nos auxiliar em nossas jornadas pessoais. Não somos seus servos no sentido de escravos, de obedecer cegamente a tudo o que é solicitado. Devemos manter o respeito mas também o nosso discernimento, o nosso compromisso com a Lei Maior e com a Justiça Divina. E saiba que muitas vezes nossos Guias podem nos testar, testar a nossa Fé, a nossa ética, a integridade, a nossa índole! Desculpe a nossa franqueza, mas pela perqunta realizada observamos um pensamento antigo e que hoje não faz sentido que é a completa servidão e submissão aos Guias espirituais. Hoje, temos conhecimento de que muitos dos nossos Guias são seres humanos que estão desencarnados e estão trabalhando do outro lado para também aprender e evoluir em suas caminhadas pessoais. Desta forma, todos estamos sob as determinações de Deus. Trata-se de uma união, uma parceria, onde um estende as mãos ao outro e se auxilia na caminhada. Devemos ter muito cuidado para não solicitar coisas que possam negativar nossos Guias, assim como nós, eles estão sujeitos a quedas vibracionais. E vice versa. Por isso, devemos ter sempre em mente que todos nós servimos a Deus, trabalhamos para Deus, e não para satisfazer as nossas próprias necessidades e vaidades pessoais.

    ResponderExcluir
  7. Existe uma pessoa ter o exu adormecido e q para acordado ter q dar uma oferenda? Parabéns pela mensagem informativa, estou muito grata e feliz por mas este ensinamento, tem como saber de mas coisas ou seja perguntas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Às vezes ocorrem situações em que os Guias solicitam oferendas aos médiuns. Normalmente, as oferendas são realizadas para que eles possam ter as energias e os elementos necessários para realizar algum trabalho de limpeza, de cura, de proteção, etc. Em alguns casos, quando os Guias estão muito desgastados, enfraquecidos, eles pedem alguma oferenda para que possam extrair dela as energias necessárias ao seu restabelecimento. Todavia, alertamos que é muito importante que se questione a real necessidade dos pedidos de oferenda e que se confirme que é realmente o Guia que está pedindo e não um quiumba, espirito obsessor ou zombeteiro que está tentando se passar pelo Guia e que pode receber e utilizar a oferenda de forma negativa. Na dúvida, faça uma oração à Deus, pedindo à Ele que através da Sua Lei Maior e da Sua Justiça Divina, a verdade seja mostrada e que seu Guia possa ser "acordado", libertado, curado e devolvido ao seu lugar na Criação Divina. Peça à Deus que através da Lei Maior e da Justiça Divina, seja mostrado à você se esta oferenda é necessária, qual o motivo e o que deve ser entregue. Aguarde a resposta, que pode vir em sonho, intuição, visão, ou outra de outra forma.

      Excluir
  8. Alguem pode me dizer se tem alguma oferenda para exu para pedir licença para trabalhar quando o médium esta começando a desenvolver .obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe uma oferende específica para pedir licença para trabalhar, até porque quando o médium inicia o seu desenvolvimento espiritual os guias são definidos pelo Alto, pelas Hierarquias Divinas dos Orixás. Assim, os Guias se apresentam aos seus médiuns quando chega a hora certa (quando o médium já tem condições mediúnicas para recebê-los). Acreditamos numa Umbanda conduzida por Deus, nosso Divino Criador, onde os médiuns e os Guias cumprem as funções determinadas por Deus e não por eles mesmos.

      Excluir
  9. OLA. Recentemente comecei a trabalhar num centro de umanda. Mas ha alguns anos atras estava passando por uma fase descrente e uma amiga me levou a um lugar pra jogar buzios. E na época sairam algumas revelações que ate hoje nao entendi bem.
    1) na epoca estava descrente a primeira coisa que saiu no jogo foi que eu nao sonhava mais (era verdade) por que havia "prendido meu anjo da guarda". Poderia me explicar isso?
    2) Na mesma consulta saiu afirmando que meu Exu ja havia aparecido pra mim. Realmente meses antes eu sonhei com um "cigano" que passava por mim na rua e quando acordei ele estava aos pés da minha cama. Isso pode ser verdade? ou uma 'coincidencia' de fatos??
    3) e mais recentemente num jogo saiu que meu Exu era um encantado. Apesar de ler o texto não entendi bem. Parece que ele é ligado a linha do oriente. E o proprio pai de santo afirmou pra eu jamais fazer oferenda com sacrificio animal, apenas frutos e flores. Poderia comentar algo sobre isso...

    Tenho estudado livros de Saraceni, e Ramatis. Mas o assunto é muito mais complexo do que se ve de fora. Mas estou tentando aprender. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente, os jogos de búzios estão relacionados mais aos trabalhos de Candomblé do que aos trabalhos de Umbanda. Este blog é relacionado à Umbanda Sagrada e não consideramos analisar ou fazer críticas aos outros grupos religiosos africanos. Apenas apresentamos a Umbanda da forma como acreditamos e nos relacionamos com ela.
      O nosso entendimento de anjo da guarda está descrito no texto http://www.senzaladeumbanda.blogspot.com.br/2013/04/os-anjos-da-guarda.html.
      Quanto aos conhecimento de seus próprios Guias e Orixás pessoais, entendemos que devem se apresentar e confirmar as suas hierarquias de trabalho diretamente aos seus médiuns dentro de ritos/rituais/cerimônias devidamente amparados pela espiritualidade de Luz para que não haja a manifestação de obsessores/zombeteiros se passando por eles. As forças as quais estamos ligados são energias que nos sustentam, nos protegem, nos amparam, e devem ser consideradas com muita seriedade, retidão e respeito. Entendemos que nossos Guias e Orixás não se mostram aleatoriamente para esta ou aquela pessoa e, nem mesmo, neste ou naquele centro espirita, umbandista, de candomblé, ou outro local religioso. Até onde nos relacionamos com eles e recebemos nossas orientações, eles somente se apresentam aos seus médiuns no momento em que se disponibilizam e iniciam seu desenvolvimento mediúnico e seu caminho espiritual dentro de um segmento religioso. Caso contrário, as pessoas estariam à mercê de todos os tipos e espécies de demandas espirituais sem a menor proteção pois seus Guias seriam os primeiros a serem atingidos.
      Temos vários Guias espirituais e de diversas irradiações e linhas de trabalho, o fato de sonhar com um possível Guia espiritual não quer dizer que ele seja o único ou o principal. Podemos sonhar apenas para ter conhecimento de que estamos amparados ou mesmo para receber alguma orientação de proteção!
      Assim como toda a humanidade, as religiões também estão dentro do ciclo da evolução e, hoje, a matança de animais deve ser abolida dentro dos trabalhos religiosos pois as energias que geram não são mais compatíveis com a necessidade de evolução das pessoas, das religiões e do planeta. Aos poucos, o Alto vai promovendo tal mudança no plano material e nas casas de trabalho, mas cada casa, assim como cada médium e dirigentes espirituais têm seu tempo e a sua hora de atingir um novo estágio evolutivo. Nós não trabalhamos com matança de animais e muitas casas antigas já estão utilizando frutas e flores em lugar de animais. Aconselhamos a procurar um local religioso que já esteja num processo evolutivo mais avançado e não exija o sacrifício de animais e não utilize sangue de forma alguma.
      Obrigado pela oportunidade, que Deus guie seus passos, te oriente e te proteja.

      Excluir
  10. poxa gostei muito das explicações, obrigada

    ResponderExcluir
  11. ola irmaos gostaria de saber mais sobre o exu omulu de umbandao que bebe e oferendas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dentro da Umbanda Sagrada nós consideramos o Sr. Omulú como um Orixá diferente do Orixá Exú. Sugerimos que leia o texto a seguir: http://senzaladeumbanda.blogspot.com.br/2012/09/misterio-da-geracao-iemanja-e-omulu.html

      Excluir
  12. Gostaria de saber qual foi o primeiro Exu a incorporar num médium ? ...

    ResponderExcluir
  13. Bom dia,

    gostaria de parabenizar o gestor deste site e dizer, que embora seja um multiplicador dos ensinamentos de nosso Irmão,Pai e Mestre na Magia Divina Rubens Saraceni, sempre irei colher desta árvore de conhecimento para melhorar ainda mais os meus estudos. Parabéns, e pedir as bençãos de Nosso Pai Maior Olorum para todos pelo brilhante trabalho.
    Eu sou Martiniano Santos, Umbandista com Grau de Sacerdote e Mago iniciador da Magia Divina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, também temos formação na Teologia da Umbanda Sagrada trazida pelo Mestre Rubens Saraceni e nas Magias Divinas.

      Excluir