quarta-feira, 26 de setembro de 2012

MISTÉRIO DA EVOLUÇÃO: OBALUAIÊ E NANÃ

A EVOLUÇÃO é uma qualidade Divina de DEUS e está em toda a sua Criação. A EVOLUÇÃO DIVINA é composta por sua Estabilidade que sustenta todo o Universo e por sua Mobilidade que promove a evolução dos seres. Sua Estabilidade proporciona o meio ideal para os seres viverem e Sua Mobilidade gera os recursos que proporcionam a evolução incessante dos seres e de toda a Criação. É a estabilidade que sustenta o sol, as estrelas, a lua, os planetas, tudo em seus devidos lugares. E todos estes corpos celestes estão em movimento contínuo, giram ao redor de si e, às vezes, giram ao redor de outros astros, graças à mobilidade, à movimentação, que promove a transmutação, a evolução. Evoluir é crescer mentalmente, é passar de um estágio para outro, é ascender em uma linha de vida contínua e estável. A irradiação do mistério da EVOLUÇÂO desperta a vontade de seguir adiante, de chegar mais perto de Deus. Para crescer e evoluir, precisamos também de Maleabilidade e Decantação, precisamos ser decantados dos nossos negativismos e remodelados para seguir em frente, para que possamos nos tornar solo fértil para as sementes germinarem.  

A irradiação da EVOLUÇÃO é uma onda que nasce de Deus e irradia-se bipolar. Em seu pólo magnético positivo, masculino e irradiante da EVOLUÇÃO, Deus gerou em Si Obaluaiê. Em seu pólo magnético negativo, feminino e absorvente, Deus gerou em Si Nanã. Os dois juntos formam a irradiação da EVOLUÇÃO DIVINA.  Ambos são Orixás terra-água.

Obaluaiê é um trono universal, seu magnetismo é positivo, ativo no elemento terra e passivo no elemento água, seu fator é o transmutador (evoluidor). Sua irradiação evolutiva ocorre de forma alternada em paralelo e contínua em raios retos.  Obaluaiê é em Si mesmo a estabilidade e a mobilidade de tudo o que existe. O seu campo preferencial de atuação é aquele que sinaliza as passagens de um nível vibratório ou estágio da evolução para outro. É Ele quem estabelece o cordão energético que une o espírito ao corpo (feto), o mistério Obaluaiê reduz o corpo plasmático do espírito até que fique do tamanho do corpo carnal alojado no útero materno. Nesta redução (um mistério de Deus regido por Obaluaiê), o espírito assume todas as características e feições do seu novo corpo carnal, já formado. Ele também atua na genética, nas células, em todo o corpo, é considerado o Orixá da Cura, do bem estar, de dias melhores, de melhores condições de vida em todos os sentidos. Na Umbanda, Ele é evocado como o Senhor das Almas. Todos sentem uma calma e um bem estar incríveis quando um ser natural de Obaluaiê incorpora em um médium durante os trabalhos. Sua natureza medicinal tem sido muito evocada na Umbanda. A Linha das Almas ou Corrente dos Pretos Velhos é regida por ele. Obaluaiê gera de Si suas irradiações e vibrações e os Pretos Velhos são os espíritos que captam direto dele suas irradiações, tornando-se, também, irradiadores dessa qualidade divina que estabiliza e transmuta a vida de quem os consultar. A própria forma curvada dos Pretos Velhos e de outros guias que atuam sob suas irradiações incorporarem já é um reflexo da atuação da linha da EVOLUÇÃO. Obaluaiê é o Senhor das Passagens de um plano para outro, de uma dimensão para outra, do espírito para a carne e vice-versa.

Nanã é um trono cósmico, seu magnetismo é negativo, passivo no elemento terra e ativo no elemento água, seu fator é o decantador. Sua irradiação ocorre de forma pontual no pólo aquático e reta no pólo telúrico (terra). Nanã é em Si mesma a maleabilidade e a decantação dos seres e da Criação. Ela rege sobre a maturidade e seu campo de atuação preferencial é o racional dos seres. Ela atua decantando os seres de seus negativismos e preparando-os para uma nova “vida”, então mais equilibrada. Por esta sua qualidade, ela é a divindade ou o mistério de Deus que atua sobre o espírito que vai reencarnar, pois ela decanta todos os seus sentimentos, mágoas e conceitos, dilui todos os acúmulos energéticos e o adormece em sua memória para que Obaluaiê reduza-o ao tamanho do feto no útero da mãe, onde não se lembrará de nada do que vivenciou na sua última vida carnal. Assim, ela atua na memória dos seres adormecendo os conhecimentos do espírito para que eles não interfiram no destino traçado para toda uma encarnação.

Estes Orixás são únicos, pois atuam em pólos opostos de uma mesma linha de forças e, com processos inversos, regem a Evolução dos seres. Tanto Obaluaiê quanto Nanã, formam em suas irradiações divinas as suas hierarquias em todos os Planos da vida. Tanto nos pólos positivos quanto nos negativos. Pois Obaluaiê e Nanã são pólos complementares na irradiação da Evolução  mas em campos de atuação distintos. Ou seja, nos campos de atuação de Obaluaiê há faixas vibratórias positivas e negativas e nos campos de atuação de Nanã também há faixas vibratórias positivas e negativas. Temos o senhor Obaluaiê da Evolução, o da Lei, o da Geração, assim como temos a senhora Nanã  do Amor, a da Justiça, a da Fé, e desta forma acontece em cada entrecruzamento nas 7 irradiações.

Características dos filhos de Obaluaiê: no aspecto positivo, são cordiais, simpáticos, falantes, criativos, imaginosos, elegantes e generosos. Apreciam a boa mesa, companhias interessantes, ser o centro das atenções, festas, roupas elegantes, viagens, reuniões animadas e bebidas suaves. No aspecto negativo, são prepotentes, autoritários, mesquinhos, vaidosos, desleais, intrigantes, vingativos, pedantes, bajuladores e mulherengos. Os filhos de Obaluaiê não apreciam a monotonia, o silêncio, a solidão, as companhias tolas ou inconsequentes e o trabalho repetitivo ou em ambientes fechados.

Características das filhas de Nanã: no aspecto positivo, são calmas, conselheiras, orientadoras, religiosas, emotivas, muito simpáticas. Apreciam a boa mesa, companhias falantes e alegres, reuniões familiares e religiosas, pessoas que lhes dediquem afeto e respeito, e vestes multicoloridas. No aspecto negativo, são intratáveis, ríspidas, tagarelas, fuxiqueiras, vingativas e perigosas. As filhas de Nanã não apreciam pessoas egoístas, mesquinhas ou geniosas, festas e reuniões agitadas, crianças peraltas, roupas espalhafatosas, desperdício, preguiçosos e exibicionistas.

Ervas de Obaluaiê: Sálvia
Amaci: Água de fonte, rio ou lago, com folhas de louro e manjericão maceradas e curtidas por 3 dias
Cor: Violeta
Chakra: Esplênico
Oferenda: Velas brancas, água, côco fatiado coberto com mel, pipocas, rosas, margaridas e crisântemos, tudo depositado no cruzeiro do cemitério, à beira-mar ou à beira de um lago.
Ponto de força: Cemitério (cruzeiro), beira de lagos/lagoas, beira-mar (faixa de areia molhada)
Saudação: Atotô, Obaluaiê!  Salve, meu Pai Obaluaiê!

Ervas de Nanã: Manacá, quaresma
Amaci: Água de rio ou cachoeira com crisântemos e guiné macerados e curtidos por 3 dias
Cor: Lilás
Chakra: Esplênico (posterior – costas)
Oferenda: Velas brancas, lilás e rosa, champagne rose, calda de ameixa ou de figo, uva, figo, ameixa e melão, tudo depositado à beira de um lago, lagoa ou mangue, nas cachoeiras somente se houver um canto com água parada e parecido com um lago.
Ponto de força: Lagos, lagoas e águas paradas
Saudação: Saluba, Nanã! Salve, minha Mãe Nanã!


Nenhum comentário:

Postar um comentário