segunda-feira, 24 de setembro de 2012

MISTÉRIO DA JUSTIÇA: XANGÔ E EGUNITÁ

A JUSTIÇA é uma qualidade Divina de DEUS e está em toda a sua Criação. É a Justiça Divina que dá sustentação a tudo e a todos o tempo todo, é ela que gera equilíbrio e harmonia. Esta irradiação de Deus estimula a razão e o senso de justiça em todo o universo, pois tudo atende a uma vontade Sua, às Suas criaturas, espécies e seres. A JUSTIÇA DIVINA purifica nosso ser através de suas irradiações incandescentes, abrasadoras e consumidoras das emotividades. Ela está nos procedimentos retos, justos e ajuizados, devolve o equilíbrio e a razão aos seres desequilibrados e emocionados, atua em nossas vidas anulando demandas cármicas, magias negras, todo e qualquer tipo de trabalhos e projeções negativas que tenham sido direcionados injustamente para nós, devolvendo-nos a paz, a harmonia e o bem estar mental, emocional, racional e físico. Para estarmos saudáveis e no caminho da evolução, devemos estar em equilíbrio vibratório. O senso de justiça nos ajuda a desenvolver uma conduta correta e a adquirir posturas pessoais sensatas e racionais, anulando nossos desequilíbrios emocionais, nosso egoísmo, nossa possessividade, intransigência, desejos de vingança e outros sentimentos negativos. Devemos lembrar que a sua atuação não é somente nos campos da Justiça em si mas, sim, em todos os campos de atuação e através do fator equilibrador.

A irradiação da JUSTIÇA é uma onda que nasce de Deus e irradia-se bipolar. Em sua onda passiva, positiva e equilibradora da JUSTIÇA, Deus gerou em Si XANGÔ, que é em si mesmo a Justiça Divina. Em sua onda ativa, negativa e consumidora da JUSTIÇA, Deus gerou em Si Egunitá, que é em si mesma a Justiça Divina. Ambos tem como elemento o FOGO DIVINO, ele irradiador e ela absorvedora, ambos com pólos magnéticos opostos. Por isso, eles se polarizam com a linha da Lei, eólica por excelência. Então, Xangô se polariza com Iansã e Egunitá se polariza com Ogum, criando duas linhas mistas.

 

Xangô é um trono universal, seu magnetismo positivo é irradiado em fluxos de raios retos e estáveis. Sua corrente energética é contínua e equilibradora. Ele envia a todos os seus raios aquecedores dos sentimentos equilibrados. Ele atua refreando a emotividade desequilibrada através do senso de justiça, senão nos tornamos pessoas que se sentem injustiçadas a todo o instante por nossos semelhantes ou nos sentimos inferiorizados, abandonados, menosprezados, traídos, porque a emotividade não aceita nenhum tipo de contrariedade. Xangô atua em nossas vidas fazendo valer o equilíbrio e a Justiça Divina em todos os sentidos, na fé, no amor, no trabalho, nos relacionamentos familiares, no nosso interior e ao nosso redor, no meio em que vivemos e em toda a Criação Divina. Xangô é o ponto de equilíbrio de tudo e de todos, ele torna os seres racionais, ajuizados e com senso de justiça apurado e equilibrado. Ele é racional e não emotivo. Xangô é a chama universal, é o Fogo Divino, é o raio solar gerador de vida, é abrasador.

Egunitá é um trono cósmico, negativo, ativo, consumidor dos desequilíbrios, das injustiças e dos vícios. Sua corrente energética é alternada e seu fator é o consumidor da Justiça e da Lei. Suas ondas são irradiadas por propagação e seu fator consumidor imanta o que está desequilibrado, purificando e queimando sentimentos negativos, energias desequilibradas e injustiças ou vícios emocionais. Ela é em Si o Fogo da Purificação. Observem que Egunitá se irradia de formas diferentes: ela é cósmica e é o Orixá que ocupa o pólo magnético negativo da linha elemental pura do fogo, onde polariza com Xangô. Já em seu segundo elemento, o ar, ela polariza com Ogum e atua como pólo negativo, ativo, da linha da LEI Divina. Egunitá aplica a JUSTIÇA nos campos da LEI MAIOR e é extremamente ativa, ela transforma os seres desequilibrados com suas irradiações consumidoras que os esgotam até que tenham descarregado seus emocionais desvirtuados e suas consciências desordenadas. Egunitá, como irradiadora da chama cósmica e purificadora da Justiça Divina, atua sobre os seres movidos por paixões avassaladoras em qualquer um dos campos da vida e os incandesce (acende) até o ponto em que começam a consumir a si próprios. Nos casos de desequilíbrios mentais, ela retira todo o calor (energia ígnea) do corpo energético do ser e ele se resfria de imediato (paralisa), tornando-se frio e escuro (egum). Ela purifica os meios ambientes religiosos (templos), as casas e o interior das pessoas, magias, injustiças, etc.. Quando evocamos Ogum para atuar a nosso favor e nos defender das investidas dos seres desequilibrados, poucos sabem disso, suas hierarquias luminosas ativam seus pares opostos assentados nos pólos magnéticos negativos da irradiação da Justiça Divina, ou seja, ativam as senhoras Egunitás!

Tanto Xangô quanto Egunitá formam em suas irradiações divinas as suas hierarquias em todos os Planos da vida. Tanto nos pólos positivos quanto nos negativos. Temos o senhor Xangô da Justiça, o da Lei, o da Evolução, assim como temos a senhora Egunitá da Lei, a da Justiça, a da Geração, e desta forma acontece em cada entrecruzamento nas 7 irradiações.

Características dos filhos de Xangô: no aspecto positivo, são judiciosos, passivos, racionais, meditativos e observadores atentos, mas pouco falantes e geniais, são equilibrados e buscam promover o equilíbrio e a harmonia no meio em que vivem, não toleram injustiças. Apreciam a leitura, a música, os discursos, se vestir bem e com sobriedade, a boa companhia e a companhia de mulheres vivazes, o aconchego do lar e a boa mesa. No aspecto negativo, são reclusos, calados, rancorosos, implacáveis nos seus juízos e intratáveis. Os filhos de Xangô não apreciam festas arrivistas, reuniões emotivas, companhias desequilibradas ou mulheres apáticas, os egoístas e os soberbos. São de estatura baixa ou média, de compleição robusta ou atarracada.

Características das filhas de Egunitá: no aspecto positivo, são ativas, emotivas, impulsivas, reparadoras, falantes e geniosas. Apreciam as conversas reservadas, os espetáculos emotivos, as reuniões direcionadas, tais como reuniões de estudo, religiosas ou políticas, a companhia de pessoas passivas, gostam de passear, pois não suportam o isolamento do lar, gostam de se vestir bem com roupas coloridas ou de cores fortes. No aspecto negativo, são egoístas, briguentas, intrigantes, vingativas, insensíveis e teimosas. As filhas de Egunitá não apreciam homens presunçosos, festas monótonas, conversas tolas, comidas comuns e sem tempero e bebidas adocicadas. Elas são belicosas (briguentas), são de estatura média alta ou de compleição longilínea ou magras.

Ervas de Xangô: Erva de São João
Amaci: Água de cachoeira com hortelã macerada e curtida por 3 dias
Cor: Vermelho, Marrom
Chakra: Umbilical
Oferenda: Velas brancas, vermelhas e marrom, cerveja escura, vinho tinto doce e licor de ambrosia, flores diversas, frutas variadas, tudo depositado em uma cachoeira, montanha ou pedreira.
Ponto de força: Montanhas, pedreiras, pedras na cachoeira
Saudação: Kaô kabiecile!  Salve, meu Pai Xangô!

Ervas de Egunitá: Beijo (todas as cores – cada uma de um campo de atuação)
Amaci: Água de fonte com pétalas de rosa cor de rosa, folhas de alecrim e de arruda maceradas e curtidas por 3 dias
Cor: Laranja
Chakra: Umbilical (posterior – nas costas)
Oferenda: 7 velas vermelhas, 7 douradas, 7 azuis, 7 amarelas, 13 brancas, licor de menta, água, uma pemba branca e outra vermelha, flores de palmas vermelhas (cercar a oferenda com elas)
Ponto de força: Pedreiras
Saudação: Salve, minha Mãe Egunitá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário