terça-feira, 25 de setembro de 2012

MISTÉRIO DA LEI: OGUM E IANSÃ

A LEI é uma qualidade Divina de DEUS e está em toda a sua Criação. É a LEI MAIOR que ordena a tudo e a todos o tempo todo, até mesmo a geração e a Criação Divina. Ela é a força que atua colocando em ordem todo o universo, ou seja, as estrelas, os planetas, o sol, a lua, os homens, os animais, a fé, o amor, o conhecimento, enfim, tudo o que existe. Esta irradiação de Deus ordena a nossa evolução através da sua retidão, pois ela é reta, firme, inflexível, cortante, não se permite outra conduta alternativa. Tudo o que é oposto a ela deve ser anulado por suas energias ordenadoras. A LEI MAIOR coloca em ordem todo o nosso ser através de suas irradiações eólicas, seu campo de atuação é a linha divisória entre a razão, a emoção e a ordenação dos nossos pensamentos, sentimentos, atitudes, palavras e vibrações. Ela está nos processos e procedimentos retos, atua em nossas vidas com suas irradiações cortantes nos livrando de atuações negativas de seres desequilibrados, desobstruindo e abrindo nossos caminhos evolutivos, desfazendo demandas cármicas e magias negras. A LEI MAIOR nos ajuda a desenvolver uma conduta ordenada e reta e a agir de forma correta em todos os sentidos da vida. As energias da LEI MAIOR atuam em todos os campos através do fator ordenador.

A irradiação da LEI é uma onda que nasce de Deus e irradia-se bipolar. Em sua onda passiva, positiva e ordenadora, Deus gerou em Si OGUM, que é em si mesmo a LEI Divina. Em sua onda ativa, negativa e direcionadora da LEI, Deus gerou em Si Iansã, que é em si mesma a LEI Divina nos campos da Justiça. Ogum e Iansã são regentes do Mistério Guardião e, diferente dos outros Orixás, atuam da mesma forma e no mesmo sentido. Não são pólos magnéticos opostos como nos outros casos. Ambos tem como elemento o AR, ele irradiador e ela absorvedora, por isso, eles se polarizam com a linha da Justiça, ígnea (fogo) por excelência. Então, Ogum se polariza com Egunitá e Iansã se polariza com Xangô, criando duas linhas mistas.


Ogum é um trono universal, seu magnetismo positivo é irradiado em fluxos de ondas retas e estáveis. Sua corrente energética é contínua e ordenadora de tudo e de todos. Todo Ogum é um aplicador natural da LEI e age com a mesma inflexibilidade, rigidez e firmeza, pois cumpre a Lei e o que é Certo é Certo e o que é Errado é Errado, não tem meio termo. Ele atua no sentido de não permitir que as pessoas tomem uma direção errada em suas vias evolutivas, por isto, é chamado de “O Senhor dos Caminhos”. Onde estiver um Ogum, lá estarão os olhos da LEI, mesmo que seja um Caboclo de Ogum; eles estão sempre atentos ao desenrolar dos trabalhos realizados nas casas de Umbanda, observam tanto os médiuns como os espíritos incorporadores e são avessos às condutas inadequadas e em desacordo com as Leis Divinas. São multidimensionais e estão (projetam-se) em todas as faixas dimensionais neutras, sejam puras ou mistas. Ogum e Iansã são os regentes do Mistério Guardião.

Iansã é um trono cósmico, negativo, ativo, irradiador e absorvedor. Sua corrente energética é alternada e seu fator é o direcionador da Lei e da Justiça. Suas irradiações magnéticas são circulares, espiraladas ou raiadas. Observem que Iansã se irradia de formas diferentes: ela é cósmica e é o Orixá que ocupa o pólo magnético negativo da linha elemental pura do ar, onde polariza com Ogum. Já em seu segundo elemento, o fogo, ela polariza com Xangô e atua como pólo negativo, ativo, da linha da Justiça Divina. Iansã aplica a LEI nos campos da JUSTIÇA DIVINA e é extremamente ativa, ela transforma os seres desequilibrados com suas irradiações espiraladas que os giram até que tenham descarregado seus emocionais desvirtuados e suas consciências desordenadas. Uma de suas atribuições é colher os seres foras-da-lei e alterar todo o seu emocional, mental e consciencial para redirecioná-los em uma outra linha de evolução. O mistério Iansã tem um imenso campo de atuação. Iansã é a divindade da LEI DIVINA, cuja natureza eólica (do ar) expande o fogo de Xangô, e, assim que o ser é purificado de seus vícios, ela entra em sua vida redirecionando-o e conduzindo-o a um outro campo no qual retomará sua evolução. Sempre que a Justiça Divina é ativada, tanto seu pólo passivo quanto ativo são ativados, e aí surge Iansã para atuar pela LEI e pela JUSTIÇA DIVINA. Iansã é regida pelo Sol, ela é o vendaval que desaba e a ventania que faz tudo balançar, ela é a Lei que redireciona os seres em desequilíbrio, é a novidade que renova a mente e o coração dos seres, é a busca de melhores condições de vida, é a busca de adaptação do ser ao meio onde vive.

Tanto Ogum quanto Iansã formam em suas irradiações divinas as suas hierarquias em todos os Planos da vida. O seu mistério da Lei é tripolar, ou seja, eles atuam e possuem hierarquias nas faixas positivas, negativas e neutras. A Lei Divina possui um dos maiores campos de atuação de toda a Criação. Temos o senhor Ogum da Lei, o da Geração, o da Fé, assim como temos a senhora Iansã do conhecimento, a da Lei, a da Justiça, a da Geração, e desta forma acontece em cada entrecruzamento nas 7 irradiações.

Características dos filhos de Ogum: no aspecto positivo, são leais, vigorosos no amparo aos seus afins, protetores, ciumentos dos seus, não abandonam um amigo à própria sorte e dão a vida para salvar alguém. Apreciam viagens, competições, esportes violentos, discussões acaloradas, comidas e bebidas fortes, e mulheres que se apaixonam por eles, claro! No aspecto negativo, são possessivos, rigorosos com os outros, insensíveis, aguerridos, encrenqueiros, implacáveis, irredutíveis em seus pontos de vista e são facilmente irados. Os filhos de Ogum não apreciam a monotonia, o sedentarismo, as músicas suaves ou melancólicas, o trabalho onde devem ficar incomunicáveis ou presos a um mesmo lugar, coisas repetitivas. São irredutíveis, e tentam se impor a todo custo. Os filhos de Ogum são de estatura média e de compleição física forte e voluntariosa, tendendo para o musculoso.

Características das filhas de Iansã: no aspecto positivo, são emotivas, envolventes, risonhas, alegres, amorosas, mas sem pieguice, possessivas com os seus, amigas e companheiras leais, mulheres atiradas que tomam iniciativas ousadas, expeditas, ágeis no pensar e no falar, objetivas, lutadoras e líderes natas. Apreciam festas, pessoas falantes e alegres, ambientes alegres e multicoloridos, viagens a passeio, pessoas envolventes, estar com suas amigas íntimas, trabalhos agitados. No aspecto negativo, são apaixonadas, bravas, emotivas, de pavio curto, falantes, briguentas, intolerantes, não perdoam quem as magoa e são explosivas. As filhas de Iansã não apreciam homens introvertidos, reuniões monótonas, comidas pesadas, roupas sóbrias, a “prisão” da vida doméstica, a repetição das mesmas coisas no seu dia-a-dia. São muito apegadas às suas moradas, são muito seletivas no amor. Se não se apaixonam, assim como atrai seus pares os dispensa com uma rapidez impressionante.

Ervas de Ogum: Espada de São Jorge, Costela de Adão
Amaci: Água de rio com folhas de pinheiro maceradas e curtidas por 7 dias
Cor: Azul escuro
Chakra: Laríngeo
Oferenda: Velas brancas, azuis e vermelhas, cerveja clara, vinho tinto licoroso, flores diversas e cravos, frutas (banana, uva rosê, ameixa, abacate) tudo depositado no ponto de forças escolhido
Ponto de força: Caminhos, estradas e outros (dependendo do campo de atuação do Guia)
Saudação: Ogunhê!  Salve, meu Pai Ogum!

Ervas de Iansã: Bambú, Espada de Santa Bárbara
Amaci: Água de cachoeira, rio, fonte ou chuva com rosas brancas, guiné e alecrim maceradas e curtidas por 7 dias
Cor: Amarelo
Chakra: Laríngeo (posterior - atrás da cabeça)
Oferenda: Velas brancas, amarelas e vermelhas, champagne branca, vinho moscatel, rosas e palmas amarelas, tudo depositado na pedreira, cachoeira, campo aberto, beira mar, etc.
Ponto de força: Pedreiras e outros (dependendo do campo de atuação do Guia)
Saudação: Eparrêi, Iansã!  Salve, minha Mãe Iansã!



22 comentários:

  1. Gostei muito, pois, estou me identificando com os Iansã e Ogum. Muito Obrigada! Val.

    ResponderExcluir
  2. andreia Dos Santos ladvig18 de agosto de 2014 às 15:34

    ok bem legal
    leittura edificante
    obriga da
    salve ogum e iansã
    ate
    valeu

    ResponderExcluir
  3. andreia Dos Santos ladvig18 de agosto de 2014 às 15:35

    ok
    obrigda

    obrigada

    ResponderExcluir
  4. andreia Dos Santos ladvig18 de agosto de 2014 às 15:35

    salve todo povo
    obrigada

    ResponderExcluir
  5. Me falaram uma vez que eu era filha de iansa mais nunca me profundei no assunto , mais agora lendo sobre ela tenho muitas coisas que me dentificei com ela

    ResponderExcluir
  6. A.S.B,sou filha de ogum e iemanjá ,mas estou afastada da religião faz tres anos,como posso aproximar meus orixás de mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossos Orixás não nos "abandonam" simplesmente porque saímos de uma casa de trabalho. Eles estão ligados a nós por compromissos assumidos conosco no plano espiritual. Quando estamos numa determinada casa de trabalho podem chegar mais alguns Guias novos que atuam de acordo com as energias da Casa, quando saímos, alguns desses podem seguir em outra direção para cumprir suas missões pessoais. Mas os nossos Guias principais estão sempre conosco, independente da Casa de trabalho. Não é um ser humano que vai ou não ter "dar" um Guia espiritual, nossos Guias são determinados pelo Alto, por Deus,, de acordo com a nossa necessidade e o nosso merecimento. Portanto, seus Guias estão junto a você o tempo todo. Basta você se sintonizar com eles, com suas vibrações divinas, seja através da meditação, das orações, dos sonhos. À medida em que você se dirigir a eles e iniciar um contato mais frequente, certamente, eles irão começar a se comunicar com você aos poucos, através dos seus dons pessoais e dos canais mediúnicos disponíveis. Tenha certeza de que Deus estará sempre no Alto, mantenha seu coração e sua mente puros para que não se conecte com obsessores e zombeteiros se passando por seus Guias. Tenha sempre muito cuidado e analise as informações para ver se estão de acordo com uma fonte de luz, um Guia Espiritual dentro da Lei. Obrigado pela oportunidade.

      Excluir
  7. Eu nao consultei buzios e nem tive a opirtunidade de ir em um terreiro mas tenho certeza que sou filha de ogum ou de iansã. Qual a principal diferença das filhas de ogum e filhas de iansã?

    ResponderExcluir
  8. No texto acima, há dois tópicos explicando as características dos filhos de Ogum e dos filhos de Iansã. A paternidade e/ou a maternidade espiritual de cada um de nós nesta vida ou mesmo na origem de nossos espíritos é muito mais complexa e delicada do que nós imaginamos. Todas estas informações a respeito de nossas forças espirituais devem ser tratadas com muita cautela e dentro de procedimentos seguros para que não haja qualquer erro ou dúvida quanto a verdade. Pois uma identificação errada pode causar muitos equívocos e desequilibrios energéticos ao indivíduo. Sugerimos que tenha cautela quanto a este assunto.

    ResponderExcluir
  9. Olá irmã ou irmão! já me consultei e recebi que sou filha de iansã e ogum. Mas ouvi de um conhecido que é muito difícil alguém ser filha dos dois juntos pois são opostos e rivalizam... não me senti bem com essa informação, mas estou pesquisando mais... você pode me ajudar? Gratidão

    ResponderExcluir
  10. Mariana, não entendemos desta forma. Acreditamos que as nossas forças espirituais são sagradas e são mostradas apenas a nós mesmos ou a um Babalorixá quando este está auxiliando um de seus filhos de santo em seu desenvolvimento mediúnico. No momento de uma consulta aleatória, entendemos que o que se vê são as forças que estão acompanhando a pessoa naquele momento, as energias que estão mais fortes naquele dia. Entendemos que nosso guias ou Orixás se identificam diretamente para nós quando se faz realmente necessário, para proteção ou mesmo algum trabalho mediúnico.
    Quanto a Ogum e Iansã serem antagonistas, isto não é verdade, trata-se de um mito antigo que norteia até hoje as religiões de matriz africanas. Era um entendimento simples, de um povo simples. Entendemos os Orixás como forças da natureza, como irradiadores de energias divinas que se complementam e atuam juntos o tempo todo no mundo, nos seres, em nós mesmos. Para nós, os mitos surgiram a partir do entendimento dos povos antigos a respeito dos elementos. Por exemplo, o fogo é um elemento sagrado, a água é um elemento sagrado, então, se colocarmos o fogo e a água juntos, a água apaga o fogo e o anula. Em termos de elemento material é assim, mas em termos de energia não é a mesma coisa. O fogo aquece a água e cria um novo elemento que é o vapor. Ou seja, em termos energéticos há uma interação entre todos os elementos. Se o planeta fosse somente água, o ser humano não existiria, se a água não tivesse molécula de oxigênio (ar) em sua constituição não haveria vida no oceano ou nos rios e lagos. Se não houvesse a energia do sol (fogo) a água estaria congelada e não haveria vida no planeta. Então, em termos de energias, de forças, de Orixás, este antagonismo não existe de fato. Um Orixá não fica brigando ou lutando com o outro como diz a lenda, eles interagem entre si pois suas energias são complementares. Ogum é o pólo positivo da Lei divina e Iansã é o pólo negativo desta mesma energia da Lei Divina, eles se complementam. Assim como o Ying e o Yang!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha de resposta, muito agradecida por explicar tão claramente essa questão, aliás é só parar e analisar....desde quando um.oruxa ficaria brigando com outro!!!! Sensacional, muito AXÉ para você viu??? 🌹🌹🌹🙏🙏🙏

      Excluir
    2. Que maravilha de resposta, muito agradecida por explicar tão claramente essa questão, aliás é só parar e analisar....desde quando um.oruxa ficaria brigando com outro!!!! Sensacional, muito AXÉ para você viu??? 🌹🌹🌹🙏🙏🙏

      Excluir
  11. muito grata pela atenção! que Iansã e Ogum proteja nossos caminhos e decisões e que a energia divina dos Orixás abençoe todos nós!

    ResponderExcluir
  12. Sou filha de Iansã e Xango e me relaciono com uma pessoa filho de Ogum. Relação harmoniosa demais, perfeita e, de repente a fúriase instala... Será que existe possibilidade disso dar certo a longo prazo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Entendemos que o fato de ser filha deste ou daquele Orixá reflete em algumas características da sua personalidade mas a forma como você lida com isso e como se relaciona com as outras pessoas depende única e exclusivamente de você e das outras pessoas. Podemos manifestar o nosso lado positivo ou o nosso lado negativo, a escolha é pessoal e não dos nossos Orixás. Obrigado pela oportunidade.

      Excluir
  13. Oi. Joguei buzios três vezes. Nas duas primeiras deram Oxossi com Iansa e da última, Oxossi com Iemanja. Eu simplesmente não tenho NADA a ver com Iemanja, não tenho nada de maternal. Sou muito apegada a Iansa, me identifico muito mais com ela, em tudo. Até nas giras mesmo, quando toca pra ela, eu choro de emoção. É possível buzios sair errado? Acho que nós mesmos sentimos qual o nosso orixa. No início do meu desenvolvimento, Iemanja se manifestava muito em mim, mas acredito que era pra limpeza da matéria mesmo. Eu fiquei na dúvida, porque como posso ser filha de um orixá na qual eu não sinto vibração e nem ao menos tenho as características?

    ResponderExcluir
  14. boa tarde !! Uma pessoa de oxumare que sempre se cuidou e achou que fosse de ogum e mesmo sem ter ogum como cabeca, é possivel ogum tomar a cabeca de um filho de oxumare e oxumare aceitar. Desde que o filho depois se inicie para oxumare!! é possivel isso ou apenas do amor pelo santo possa ter imfluenciodo o jogo ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acreditamos que as nossas forças espirituais são sagradas e são mostradas apenas a nós mesmos ou a um Babalorixá quando este está auxiliando um de seus filhos de santo em seu desenvolvimento mediúnico. No momento de uma consulta aleatória, entendemos que o que se vê são as forças que estão acompanhando a pessoa naquele momento, as energias que estão mais fortes naquele dia. Entendemos que nosso guias ou Orixás se identificam diretamente para nós quando se faz realmente necessário, para proteção ou mesmo algum trabalho mediúnico.
      Quanto aos Orixás serem antagonistas e brigarem pela cabeça de um médium, isto não é verdade, trata-se de um mito antigo que norteia até hoje as religiões de matriz africana. Era um entendimento simples, de um povo simples. Entendemos os Orixás como forças da natureza, como irradiadores de energias divinas que se complementam e atuam juntos o tempo todo no mundo, nos seres, em nós mesmos. Há no mundo uma Ordem Divina, uma Lei Divina, uma Hierarquia Divina que jamais é desrespeitada pelos Orixás (que são forças da natureza, expressões de Deus).
      Este é um assunto bem complexo que não temos como aprofundar num simples diálogo.
      Podemos ser gerados por uma irradiação divina de um Orixás e podemos estar atuando na Terra sob a irradiação de outro Orixá. Sugerimos que leia todos os textos sobre a Criação Divina, Planos da vida, Ondas vibratórias, Hierarquias Divinas...

      Excluir