terça-feira, 18 de setembro de 2012

UM ENTENDIMENTO SOBRE A ORIGEM DA UMBANDA




A Umbanda é uma religião que cultua os orixás africanos, nós herdamos seus fundamentos dos pretos-velhos das senzalas. Com o tempo, com a abolição da escravatura, eles se misturaram à sociedade e a sua religião se misturou com conhecimentos dos povos indígenas, dos rituais católicos e da doutrina espírita que passou a existir no Brasil. Com esta mistura de tradições, os pais-de-santo passaram a abrir seus terreiros e conduzir os trabalhos de acordo com suas tendências e crenças pessoais. Mas nesta época, não havia liberdade religiosa. Todas as religiões que apresentavam semelhanças com rituais africanos eram perseguidas, tinham seus terreiros destruídos e seus praticantes presos.
A religião Umbanda foi estabelecida em 1908 pelo Sr. Caboclo das Sete Encruzilhadas, através do seu médium Zélio Fernandino de Moraes. A criação da Umbanda foi uma determinação da espiritualidade que tinha como objetivo a implantação de uma religião natural que tivesse como prática o Amor a Deus e ao próximo e a Caridade desinteressada. Ela tinha como objetivo alcançar o maior número de pessoas no menor tempo possível. Desta forma, houve um crescimento enorme da Umbanda, muitos pais-de-santo saíram abrindo suas tendas e criando a sua própria Umbanda. 

EVOLUÇÃO DA UMBANDA: hoje, a espiritualidade volta a atuar sobre a religião Umbanda trazendo uma teologia, uma doutrina, a fim de nivelar e unificar as suas diversas formas de manifestação e de atuação nos seus centros de trabalho espalhados pela Terra. A Umbanda deve ser fortalecida através dos estudos, da preparação dos médiuns e da evolução dos trabalhos espirituais. Esta determinação vem do Alto, de Deus e de nosso Pai Oxalá. Nossos guias estão preparados, esperando apenas que cada um de nós faça a sua parte, busque evoluir e participar deste momento tão importante como foi anteriormente o surgimento da Umbanda. Este é o momento de sua elevação diante do Pai. E todos nós podemos e devemos participar.

UMA NOVA FERRAMENTA DE TRABALHO: a Magia Divina é uma nova ferramenta de trabalho enviada pela espiritualidade. Ela trabalha com as energias dos orixás, ela é positiva, ela faz o bem. Através da Magia Divina, podemos recolher obsessores, retirar qualquer coisa que tenha sido colocada em nossos corpos para nos fazer mal, podemos desfazer trabalhos de demanda, podemos limpar e promover a cura de nossos corpos espirituais, auxiliar nossos amigos e familiares, atender os consulentes. O conhecimento da Magia Divina permite que os nossos próprios guias possam utilizá-la durante os trabalhos do terreiro, seja num passe ou numa consulta. Nós aprendemos de uma forma em que é impossível utilizá-la para fazer mal a outras pessoas, pois antes de iniciar os atendimentos nós sempre nos dirigimos a Deus e aos Orixás cujas energias estaremos ativando durante os trabalhos e pedindo a sua permissão e orientação. Não há nada de negativo ou de ruim num trabalho amparado por Deus, pela Lei Maior de nosso pai Ogum e pela Justiça Divina de nosso pai Xangô.
À medida que nos capacitamos através do estudo e da busca do conhecimento, nós evoluímos e nos tornamos melhores instrumentos de trabalho e auxiliamos os nossos guias em sua evolução espiritual. Muitas vezes o guia já possui o conhecimento mas não pode utilizar porque precisa que o médium seja preparado e iniciado na egrégora da Magia Divina para que possa trabalhar. São conhecimentos que dependem de iniciações, assim como passamos pelas obrigações quando entramos no terreiro até chegar ao Obori, na Magia também temos um caminho a seguir para nos habilitar junto aos nossos guias e mestres pessoais. É um trabalho que exige responsabilidade e comprometimento, amor e caridade, para que possamos auxiliar os nossos irmãos respeitando sempre a vontade de nosso Pai Oxalá.


 Quem conduz o AMOR e a CARIDADE estará levando os ensinamentos maiores da UMBANDA.


A Umbanda leva a Luz sem retribuição, o Amor sem recompensa, a Caridade sem prêmio e o Poder de DEUS sem vaidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário