segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

SR. ZÉ PELINTRA - MALANDROS


A linha de ação e trabalho do Sr. Zé Pelintra é uma falange de espíritos de muita luz, da qual fazem parte todos aqueles que tem afinidades e ligações com a forma de atuação do Sr. Zé Pelintra, com seus conhecimentos e malandragens, com seu jogo de cintura e boa conversa, com as pessoas mais simples e humildes, com os nossos irmãos que são marginalizados pela sociedade e com todos aqueles que vivem suas vidas com as dificuldades da pobreza e da baixa renda. São homens e mulheres que passaram ao plano espiritual e que possuem algum conhecimento e capacidade de atuar como guias e orientadores de seus irmãos encarnados enquanto trilham a sua própria evolução. Não são Exús e não são Pombagiras mas, conforme vão evoluindo, podem chegar ao nível de atuar como Exús e Pombagiras. E, caso queiram atuar nesses campos, terão que pedir permissão aos sustentadores dos senhores Exús e Pombagiras, pois no plano espiritual há hierarquias que devem ser respeitadas. A linha de trabalho do Sr. Zé Pelintra atua na orientação, proteção, amparo, auxilia na saúde, no trabalho, no convívio com amigos e familiares. A regência da linha de ação e trabalho do Sr. Zé Pelintra é do Pai Ogum e do Pai Oxalá, que pode ser afirmada por suas cores principais que são o vermelho e o branco. Alguns guias podem atuar dentro desta linha sob a irradiação de outro Orixá em suas atribuições o que pode vir a incluir uma ou outra cor às suas características individuais. Assim como em todas as outras linhas, há guias da falange do Sr. Zé Pelintra que atuam nos campos da Lei, da Justiça, do Amor, do Conhecimento, e em todas as outras irradiações divinas.


O Sr. Zé Pelintra que deu origem à linha de trabalho e que a sustenta do Alto com a permissão e outorga de Deus e de seus Orixás, adquiriu conhecimentos em várias áreas humanas, desde a simplicidade dos morros até a medicina curativa. O início de sua linha de trabalho teve origem a partir do Catimbó (culto praticado no Nordeste brasileiro que mistura conhecimentos de ervas, práticas espirituais africanas e européias, um pouco do Candomblé, da pajelança xamânica indígena e do culto da Jurema Sagrada, sobre uma base fundamentalmente católica. O Sr. Zé Pelintra é um dos mestres que atuam no culto do Catimbó. Em sua vida humana, adquiriu os conhecimentos do interior do país, sua cultura, modo de vida, crenças e hábitos religiosos e espirituais. Ao que consta, nasceu em Pernambuco mas ainda jovem mudou-se para o Rio de Janeiro. A partir daí, passou a freqüentar a vida noturna carioca, preferencialmente no bairro da Lapa. Tornou-se muito popular entre os moradores locais e toda a malandragem e bandidagem da noite da Lapa. Dizem que gostava muito de jogos de baralho e dados, era exímio no manejo de facas, facões, canivetes e todo o tipo de armas afiadas. Mas, apesar de todo o seu conhecimento e prática, utilizava armas apenas para defesa pessoal e daqueles que considerasse injustiçados e sob algum perigo. Como todo bom malandro, gostava de uma boa bebida, de um bom cigarro ou charuto e de comer bons aperitivos. No dia a dia, conversava com todo e era muito prestativo procurando ajudar os mais necessitados. Gostava de dar conselhos e orientações, receitava remédios e tratamentos com ervas (banhos, ungüentos, macerados, chás, beberagens, etc.). Entre muitas de suas características, podemos destacar a sua atuação no auxilio daqueles irmãos que estão perdidos e sem luz, ele os encontra e com o seu jogo de cintura e boa conversa os ilumina para que possam novamente ver a luz de nosso Pai e ser encaminhados para tratamento e orientação. O Sr. Zé Pelintra também é conhecido como advogado dos pobres, pois ele sempre gostou de defender os mais fracos e oprimidos. Os comerciantes tem em seu Zé Pelintra um protetor de seus estabelecimentos, basta pedir o seu auxílio e a sua proteção para afastar bandidos e marginais.

Depois de muito tempo de trabalho, aprendizado e auxílio, o Sr. Zé Pelintra foi estabelecido como sustentador de uma linha de ação e trabalho com as suas características e a sua “malandragem”. A sua falange é composta de espíritos que atuam com amor em benefício dos seus irmãos e com a sua “malandragem”, o seu jogo de cintura e a sua boa conversa, vão encontrando, auxiliando e recolhendo muitos espíritos que se encontram caídos pelo caminho da evolução humana. Com todo o seu conhecimento e a sua familiaridade com a noite e com a bandidagem, têm muita facilidade para transitar pela esquerda, nos pólos negativos onde atuam os Exus e Pombagiras. São guias que emanam muita luz, amor, respeito, carinho, integridade, mas quando se faz necessário também são bastante duros e inflexíveis, cumprindo suas funções mesmo que tenham que recolher obsessores, quiumbas e todo o tipo de mal feitores espirituais à força. Eles podem atuar no positivo e no negativo da linha de trabalho. Chegam nas casas de trabalho Umbandistas com seu samba ou capoeira no pé, chapéu de panamá de lado, normalmente usam roupas brancas com detalhes em vermelho, podem usar bengalas, e se apresentam com toda a ginga de um malandro. Nessa linha de trabalho, assim como nas outras, há manifestações femininas da malandragem, como a Senhora Maria Navalha, por exemplo. Elas se manifestam da mesma forma que os malandros, gostam de dançar, beber, fumar, tem ginga e muito jogo de cintura. Mesmo atuando dentro da linha de malandros, mantém sempre muita feminilidade, gostam de se vestir bem, são vaidosas, estão sempre bem arrumadas, gostam de flores (principalmente vermelhas) e trabalham muito bem. Os malandros estão sempre pelas ruas, nas subidas de morros, nas esquinas, perto de bares e lanchonetes onde há grande movimento noturno, festas, entre outros.

Os guias da linha do Sr. Zé Pelintra (ou linha de Malandros, como também é conhecida) têm atuado dentro das casas de trabalho espiritual nas giras da esquerda, normalmente junto com os Exus e Pombagiras, pois a sua forma de atuação e o seu campo de trabalho ainda não era muito conhecido. Apenas recentemente, tem chegado do plano espiritual maiores informações sobre a sua linha de ação e trabalho. Seu Zé pode se manifestar em qualquer gira, tanto de Exú, como de Preto Velho, Baiano, Boiadeiro, Marinheiro e Caboclo. Depende muito da sua necessidade de trabalho em benefício do médium ou da casa espírita. Mas, normalmente, a casa de trabalho define uma gira para a sua atuação no atendimento aos consulentes. O Sr. Zé Pelintra e seus guias cobram muita seriedade, responsabilidade, compromisso e integridade de seus médiuns, entre outras virtudes. Quando o médium se perde através da má conduta, com atitudes irresponsáveis e maldosas, seja pela vaidade, pelo orgulho ou pela ganância, ele é o primeiro guia a se afastar do médium.

É importante ressaltar que os Guias que se manifestam através da linha do Sr. Zé Pelintra podem solicitar alguma bebida, cigarro ou charuto, mas que serão utilizados especificamente para o trabalho espiritual. Os guias espirituais não descem à terra para se embriagar ou embriagar os seus médiuns, isto deve ser muito bem esclarecido pois chegou o tempo de se conhecer e respeitar aqueles que atuam nesses campos de ação em benefício de seus irmãos. O que é ignorado é perdoado mas o que é de conhecimento não o pode ser. É preciso prestar muita atenção neste recado para que não nos enganemos mais, pois a partir de agora fomos avisados. O álcool e o fumo apenas são utilizados para limpeza e descarrego espiritual, para desmanche de miasmas e acúmulos negativos e para alguns tipos de tratamentos de cura cujos seus componentes químicos possam ser transmutados e aplicados.

Alguns nomes de guias da linha de Zé Pelintra (ou linha de Malandro, como também é conhecida): Chico Pelintra, Cibamba, Zé da Virada, Zé Camisa Preta, Zé Mineiro, Zé Camisa Vermelha, Zé Camisa Listrada, Malandrinho, Malandro da Lapa, Zé da Mata, Malandro da Baixa do Sapateiro, Malandro do Pelourinho, Malandro da Praia, Malandro da Zona Portuária, Maria do Cais, Maria Navalha, Joana Pelintra, entre outros. Podem haver casos de trançamento ou cruzamento com outras linhas de trabalho, como por exemplo: Zé Baiano, Zé Boiadeiro, Zé Marinheiro, entre outros.

Ervas do Sr. Zé Pelintra: trabalha com ervas em geral, em especial as de Ogum e de Oxalá. Ex: espada de São Jorge e costela de Adão (Ogum) e boldo e sálvia (Oxalá)
Seu dia: terça-feira (Ogum) e domingo (oxalá)
Cor: branco (Oxalá) e vermelho (Ogum) - ou outra de acordo c/ o campo de atuação
Oferenda: Velas brancas, vermelhas ou branca/vermelha, flores brancas e vermelhas, frutas em geral, água, cerveja amarela gelada, cachaça, conhaque, whisky, batidas, cigarro branco, charuto, aperitivos de carne de boi ou carne seca, farofa de carne de boi ou de carne seca, escondidinho de aipim com carne seca.
Ponto de força: nas subidas de morros, esquinas, pelas ruas, encruzilhadas, cemitérios, entre outros (de acordo com o campo de atuação do Guia).
Saudação: Salve Seu Zé Pelintra!  Salve os Malandros!  Salve a Malandragem!



74 comentários:

  1. O ze pode baixar em outra linha sem ser na linha de exu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como já foi dito no texto, a linha de trabalho do Sr. Zé Pelintra é uma linha de muita luz e é regida por Pai Ogum e Pai Oxalá, mas assim como os outros guias eles podem estar ligados a campos de trabalho sob a irradiação de Oxóssi, Xangô, Iemanjá, enfim, sob qualquer uma das irradiações divinas. Considerando que cada um tem seu campo de ação e de atuação, os guias da falange do Sr. Zé Pelintra podem vir em outras giras que não sejam especificamente de Exú. Há centros que fazem giras para os guias de trabalho desta linha. Se atuam nos campos de Ogum, podem ter permissão para vir numa gira de Ogum. E assim pode ocorrer com as demais linhas de Orixás. Por exemplo, um preto velho pode vir no meio de uma gira de Exús se for de extrema necessidade para o médium ou para casa. Mas devemos respeitar as normas da casa de trabalho a que estamos ligados. As exceções devem ser tratadas como tal e, em todos os casos, o dirigente da casa deve ser informado e consultado sobre a situação.

      Excluir
  2. Boa tarde , gostaria de saber mas sobre o ze baiano se ele trabalha,na linha de malandro , e mas sobre esse assunto de cruzamento de linha ! Aguardo resposta , e agradeco desde ja que pai oxala te abencoe irmao , mt bom seu blog

    ResponderExcluir
  3. Você pode ler mais sobre a linha de trabalho dos Baianos no link: http://senzaladeumbanda.blogspot.com.br/2012/10/baianos.html

    Um guia chamado Zé Baiano tanto pode ser da linha do Sr. Zé Pelintra como poder ser da linha de trabalho dos Baianos, como pode ser da linha dos Cangaceiros, e por aí vai. Este nome em si não define muito bem a forma de atuação do Guia, o que vai te esclarecer é a postura do Guia, a sua forma de se manifestar, de trabalhar. Normalmente, os Guias se identificam para os seus médiuns através da intuição, dos pontos riscados, de algumas firmezas, o Guia vai se mostrando e se identificando de acordo com a necessidade do médium e do trabalho a ser realizado.
    Pela proximidade que você fez na pergunta entre Zé Baiano e Zé Pelintra, acredito que trata-se de um Guia da linha de trabalho dos Baianos que tem uma forma de manifestação semelhante à postura e ao modo de andar do Sr. Zé Pelintra. Mas, veja bem, uma coisa é o guia chegar cambaleando um pouco, outra coisa é ele chegar com um molejo e uma forma gingada que vai te lembrar da capoeira. Por este motivo, sempre oriento as pessoas a conversarem com seus guias, a pedirem esclarecimentos. O guia não vai se recusar a se apresentar e a se identificar desde que solicitado com muito respeito e com o intuito claro de conhecê-lo melhor para melhor trabalhar através da Caridade. Os guias não costumam responder apenas às nossas curiosidades, mas, sim, trazer conhecimentos que promovam o nosso aprendizado e evolução. Pergunte e espere que a sua resposta virá.

    ResponderExcluir
  4. Salve seu pelintra salve a malandragem

    ResponderExcluir
  5. salve seu Zé!!!!
    muito obrigado pelas informações e teu texto e altamente esclarecedor!!!!!!!
    Oke Aro!!!

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de tirar uma dúvida.
    Um dia ouvi dizer que seu Zé Pilintra nao descia mais em terra nas datas atuais.
    que ele teria virado uma falange.
    ESTA INFORMACAO QUE ME DERAM É VERDADEIRA OU FALSO?

    ResponderExcluir
  7. O Sr. Zé Pelintra que deu origem a linha de trabalho foi um espirito que viveu na Terra mas que evoluiu dentro de seus campos de atuação e de trabalho e deu origem a uma linha de trabalho da qual ele é o sustentador. A partir dai, ele assumiu toda uma hierarquia de espiritos que vestem a roupagem do Sr. Zé Pelintra e que atuam no plano material. O Sr. Zé Pelintra que deu origem a linha de trabalho não atua mais na faixa humana através da incorporação nos médiuns durante as giras de trabalho, se é o que você quer saber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria que me falassem sobre o malandro Chico Bravo.

      Excluir
  8. Boa tarde, ótimo texto.
    Gostaria de saber se o Sr. Zé pode vir em linha de cigano.
    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente, as casas de trabalho tem dias específicos para cada linha de atuação da Umbanda e os Guias e Orixás respeitam isso. Cada Guia está ligado a forças que o sustentam e que estabelecem os seus campos de ação e de atuação, assim, dependendo da situação e da necessidade ele pode vir em outra gira de Umbanda EXCEPCIONALMENTE para auxiliar o médium. Há casos em que a casa de trabalho não faz giras de Ciganos e os Guias se adaptam a outras linhas que lhe são afins mas quando ocorre a gira de Ciganos eles se manifestam como são suas essências. E vice-versa.

      Excluir
  9. oi bom dia! gostaria de saber mais sobre o zé da mata! se voce puder me falar um pouco fico grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Guias tem campos de ação e atuação que podem ser diferentes entre si. Apesar da identificação não ser muito clara, acredito que seja um Guia da linha de trabalho do Sr. Zé Pelintra e que tem ligação com a irradiação do Sagrado Pai Oxóssi. Sugiro a leitura do texto sobre o Mistério do Conhecimento.

      Excluir
  10. Foi dito aqui que as entidades se utilizam de bebidas para realizar trabalhos e não satisfazer o desejo de beber. Porque em alguns casos o médium quando desincorpora fica com os efeitos da bebida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atualmente, a maioria das incorporação são conscientes. Ou seja, os médiuns estão em conexão com os Guias espirituais e normalmente têm domínio sobre suas ações. Há incorporações mais fortes e incorporações mais sutis, de acordo com o grau de desenvolvimento do médium, com o grau evolutivo do Guia espiritual e com o dom mediúnico utilizado. Há médiuns que conseguem ceder 70% de seus sentidos durante a incorporação e há outros que só conseguem ceder 20%, por exemplo. De qualquer forma, a consciência e a responsabilidade do médium durante o trabalho de caridade é fundamental para que não ocorram excessos ou mesmo animismo (quando o médium acha que está incorporado mas não está de fato). A incorporação exige muita concentração e muita responsabilidade, o médium deve estar sempre atento a si mesmo a fim de que não se permita cometer excessos em nome dos Guias espirituais.

      Excluir
  11. Fui à uma Casa Umbandista pela primeira vez e conversei com o Malandro da Camisa Listrada. Me emocionei bastante. As palavras dele foram muito motivacionais para mim e me tocou profundamente. E olha que nem cheguei a me abrir de fato para ele. Inclusive, quando ele perguntou se eu gostaria que ele fizesse algo por mim, eu disse que não.

    Curiosidade:

    Ele disse: "- Olha, eu não sou de fazer isso não" - nesse momento ele tirou o boné.

    E completou: "- Vem cá, me dê um abraço".

    Me falaram que ele não costuma abraçar homens... e eu sou homem! O que pode ter ocorrido?

    Eu sei que isso me deixou bastante feliz. Gostei muito dele e, já que ele disse que sempre estará comigo, vou conversar com ele sempre, mesmo que em pensamento. Posso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente, ocorreu uma afinidade entre você e o Guia espiritual. Isso ocorre com alguma frequência. Você conversar com o Guia eventualmente, não há problema nenhum nisso. Mas é interessante lembrar que todos nós temos os nossos Guias pessoais, os nossos mentores, os nossos protetores, aqueles que estão conosco o tempo todo e cuidam de nós. Mesmo que você não saiba o nome dos seus Guias, você pode conversar com eles e pedir orientações e intuições.

      Excluir
  12. boa noite. gostaria de saber a história do Sr Exu Navalha e o orixá regente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedimos desculpas mas nós não temos as estórias de todos os Guias Espirituais pois são inúmeros e, muitas vezes, são conhecidos apenas pelos nomes no plano material. Não temos a estória do Sr. Exú Navalha. O Orixá regente o nome já diz, é o senhor Orixá Exú.

      Excluir
  13. tenho pedido muito ao sr ze pilintra sei que ele ta me onrando meu pedido esta sendo realizado salve salve seu ze pilintra

    ResponderExcluir
  14. pode uma filha de xango e iansa incorporar ze pilintra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos os médiuns podem incorporar os Guias da Linha de trabalho do Sr. Zé Pelintra, independente dos seus Orixás principais serem desta ou daquela irradiação divina. A única coisa que precisamos, sempre, é consultar nossos Guias e Orixás principais quanto a novas manifestações de Guias com os quais ainda não temos afinidade a fim de ter certeza de que se trata de um Guia Espiritual e não de um obsessor ou zombeteiro se passando por Guia. Obrigado pela oportunidade.

      Excluir
  15. Oi gostaria de saber se seu Zé Pelintra trabalha tbm na parte amorosa e quais oferendas eu posso dar para ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, mas não realizamos trabalhos que interfiram no livre arbítrio das pessoas.Entendemos que devemos utilizar os nossos conhecimentos em trabalhos de cura e de auxílio e orientação na caminhada de nossos irmãos. O amor é um dom divino que deve ser manifestado naturalmente pelas pessoas, deve ser conquistado através das próprias relações humanas. Orientamos que tenha muito cuidado com aquilo que pede pois pode interferir no livre arbítrio de outra pessoa e isso seria um trabalho negativo. Obrigado pela oportunidade.

      Excluir
  16. Oi fui ao medium na linha ze pilintra gostei muito me ajudou em tudo q precisava,ele disse q sou filha de ogum beira mar e Yemanja,gostaria d saber se posso desenvolver ajudar as pessoas aguardo resposta obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os nossos Orixás de Frente, como dizemos dentro da Umbanda, não são visíveis aos médiuns e não são apresentados a nós através dos Guias ou Orixás de outras pessoas. Nossos Orixás de Frente, aqueles que nos sustentam, se apresentam e se identificam diretamente conosco através das obrigações (como dizem nos terreiros). Sendo assim, você não deve se prender a tal informação até que tenha interesse em entrar para a religião Umbanda e estudar e desenvolver a mediunidade ao ponto de permitir que se identifiquem diretamente para você. Essa decisão é muito pessoal. Muitas pessoas tem este caminho como missão, muitas outras não tem. Você precisa sentir no seu íntimo e seguir o seu coração. Obrigado pela oportunidade. Que Deus te abençoe e te guie!

      Excluir
  17. Fui a um terreiro de umbanda e era dia das almas e estavam tendo trabalho com os pretos velhos e fui até uma preta velha q me deu alguns conselhos dentre eles pediu para eu comprar uma guia nas cores vermelho e branco e que rezasse um pai nosso e uma ave Maria e chamasse por ela nos momentos de desânimo.... Queria saber a quem se refere essa guia q me foi indicada?? Muito obrigado !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas as cores vermelho e branco não esclarecem a identidade do Guia ou mesmo se está ligada a um Guia espiritual ou apenas às irradiações (energias) dos Orixás relacionados as cores utilizadas. São muitas possibilidades. O correto é que você entre em contato com esta preta velha novamente e peça à ela que te esclareça, caso seja permitido. Os pretos velhos são guias de muita luz que procuram nos ensinar tudo aquilo que necessitamos aprender e que estiver ao alcance deles. O que posso dizer é que o branco está ligado à irradiação da FÉ e o vermelho está ligado à irradiação da JUSTIÇA, dentro da Umbanda Sagrada. Branco e vermelho podem ser as cores de um Guia de Ogum, da linha do Sr. Zé Pelintra, de um Caboclo, de um Preto Velho, de um Guia da irradiação do Pai Oxalá, entre outros. Essas cores podem significar apenas seus campos de ação e atuação, seus atributos e atribuições. Por isso, apenas a preta velha que te atendeu deveria te esclarecer, para evitar qualquer informação equivocada. Obrigado pela oportunidade.

      Excluir
    2. Apenas as cores vermelho e branco não esclarecem a identidade do Guia ou mesmo se está ligada a um Guia espiritual ou apenas às irradiações (energias) dos Orixás relacionados as cores utilizadas. São muitas possibilidades. O correto é que você entre em contato com esta preta velha novamente e peça à ela que te esclareça, caso seja permitido. Os pretos velhos são guias de muita luz que procuram nos ensinar tudo aquilo que necessitamos aprender e que estiver ao alcance deles. O que posso dizer é que o branco está ligado à irradiação da FÉ e o vermelho está ligado à irradiação da JUSTIÇA, dentro da Umbanda Sagrada. Branco e vermelho podem ser as cores de um Guia de Ogum, da linha do Sr. Zé Pelintra, de um Caboclo, de um Preto Velho, de um Guia da irradiação do Pai Oxalá, entre outros. Essas cores podem significar apenas seus campos de ação e atuação, seus atributos e atribuições. Por isso, apenas a preta velha que te atendeu deveria te esclarecer, para evitar qualquer informação equivocada. Obrigado pela oportunidade.

      Excluir
    3. Concessa venia, penso que, se um de um lado, não identifica diretamente a irradiação de determinado orixá, sem dúvida, as cores indicadas na conta a ser adquirida é para gerar algum efeito psico-vibratório ao ser utilizado pelo consulente, considerando o que foi observado pela Preta Velha em relação a esse consulente. Ou seja, é muito grande a probabilidade de o consulente ter afinidades vibratórias com os campos de energias identificados com tais cores, dai usar essas contas em branco e vermelho facilitará - com a oração e a evocação da Preta Velha - a atuação desse espírito.

      De todo modo, vale consultar novamente o espirito de luz, a maneira de ser melhor esclarecido sobre essa indicação.

      Abraços.

      Excluir
  18. Gostaria de saber mas sobre o malandro camisa listrada.o que come?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As oferendas para a linha de trabalho do Sr. Zé Pelintra estão listadas no texto acima. São itens comuns a todos os guias de trabalho do Sr. Zé Pelintra.

      Excluir
  19. Maria do cais é regida por ogum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, não conhecemos especificamente a Senhora Maria do Cais. Pelo nome, podemos supor que ela está ligada às águas, ao mar ou ao rio ou lago. Pode estar ligada à Iemanjá, à Oxum, à Linha de trabalho dos Marinheiros, até mesmo a Ogum. Mas, apenas por este nome não podemos dizer nem que sim e nem que não. Ela pode ter atributos nos campos de um Orixá e atribuições nos campos de outro Orixá. Só ela mesma poderá lhe esclarecer diretamente. Peça à ela este esclarecimento e ela irá encontrar uma forma de te dizer, se for permitido e se for necessário. Aprenda que, quanto menos informações um Orixá lhe falar sobre as suas forças, mais protegido e menos vulnerável ele estará aos seres negativados. Ele precisa apenas se identificar para o seu médium, comprovar a sua ligação com um determinado Orixá ou Linha de trabalho, para certificar de que se trata de um Guia de Luz e não de um obsessor. As suas armas, as suas forças, a sua origem... tudo isso, faz parte de cada mistério ao qual está ligado e deve ser mantido assim para a sua própria proteção.

      Excluir
  20. Na minha casa não dentro, em uma varanda,na entrada da casa acendo todas as terças-feiras uma vela numero 8 um cigarro minister e uma dose de cachaça em copo plastico e ofereço ao Zé Pelintra, é correto essa minha forma de fazer qual seria o correto. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é que você pudesse fazer isso realmente do lado de fora, inclusive, da varanda. Caso haja um quintal ou terreno, ou mesmo um cimentado do lado de fora da casa mas dentro da sua propriedade. Não há nada de errado nos itens da sua oferenda, apenas tenha muito cuidado com o que pede e com o que está no seu coração para não causar nenhuma queda de grau e prejudicar o seu Guia e/ou você mesmo. Se estiver com o coração amargurado, com raiva, rancor, ódio, sentimentos de vingança, pensamentos ruins... talvez seja melhor deixar a entrega para outro dia! Tudo o que estamos sentindo e vibrando influencia e direciona as energias das nossas entregas e dos nossos pedidos ao plano espiritual. Um Guia um dia me disse: "o que vale é o que está no coração!". Portanto, tenha sempre muito respeito ao Guia e muito cuidado com os seus sentimentos, pensamentos e intenções quando for fazer uma oferenda, entrega ou qualquer outro trabalho espiritual. Se estiver com dificuldade para se manter neutro, deixe para outro dia ou eleve o seu pensamento primeiro à Deus e peça que seja feita a vontade Dele e não a sua, antes de fazer qualquer pedido.

      Excluir
  21. Eu posso oferecer cigarros e cerveja para seu Ze pilintra ,pedindo um namorado,obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós podemos pedir aos nossos Guias Espirituais que abram os nossos caminhos da saúde, do trabalho, do amor... que nos ajudem a caminhar na paz, no bem, no amor... Mas não devemos pedir ESTA ou AQUELA pessoa pois estaríamos interferindo no livre arbítrio de outra pessoa. O amor deve ser conquistado, compartilhado, deve ser vivido pelas duas pessoas. Não devemos fazer pedidos que gerem "amarrações", que interfiram nas escolhas alheias. Se queremos ser amados devemos mudar a nós mesmos. Obrigado pela oportunidade.

      Excluir
    2. Salve seu Ze salve a malandragem salve os malandros

      Excluir
  22. Bom dia! Eu sonhei com um homem todo de branco, terno e chapeu, mas ele falava enrolado (algo que lembra um pouco a lingua espanhola), mas ele carregava com ele objetos de pesquisa científica e medicina, parece muito um medico ou cientista, mas também lembra muito um malandro ou um exu talvez. Alguém sabe me explicar melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil falar sobre um sonho tão pessoal como esse... pode estar relacionado a algumas linhas de trabalho da Umbanda mas, também, pode significar outras coisas. Inclusive lembranças esquecidas. Sugerimos que mentalize a imagem que você descreveu e peça mais informações sobre o sonho, qual o seu significado, que mensagem estava sendo passada. Peça com fé que a resposta vem, pode até vir através de outro sonho.

      Excluir
  23. Bom dia! Faz umas semanas eu sonhei com Zé Pilintra... como fiquei intrigada achei que ele queria me ajudar... resolvi acender uma vela para ele, ofereci rum pois era o que tinha em casa e acendi um cigarro. Escrevi uma carta como se falasse com um amigo e contei tudo o que sentia e o que me preocupava. Logo do dia seguinte me senti muito melhor e vi as coisas andarem. Nessa carta eu lhe prometi uma imagem quando pudesse comprar... acontece que nesse mesmo dia eu ganhei um prémio no jogo e logo corri a comprar a imagem. No meu quarto eu tenho um quartinho separado com porta e ai montei o altar para Zé Pilintra. Queria saber se é correto. Pois no dia em que resolvi acender a vela após o sonho eu fiz no chão da marquise. Grata pela sua atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De acordo com a nossa linha de trabalho, com os nossos estudos e com a orientação e os esclarecimentos recebidos de nossos Guias e Mentores espirituais, entendemos que as velas e demais oferendas às linhas de Exú Mirim, Exú e Pombagira devem ser entregues do lado de fora das casas. O mistério Exú é o Vazio Absoluto, o exterior, e quando acionado cria um campo de energia que envolve todo o ambiente no qual foi ativado. "A casa é o ESPAÇO INFINITO onde tudo está contido, tudo o que vier a existir estará do lado de dentro da morada do PAI. OXALÁ é a "morada" do Pai, é a "casa" em que habitamos." O vazio absoluto absorve as demais energias e "esvazia" todo o espaço, recolhendo todas as energias, boas ou ruins. Ocorre que, dentro de casa ele "esvazia" as energias do Pai Oxalá, abre um espaço vazio no lado espiritual da casa da pessoa. Então, entendemos que devemos respeitar os campos de ação e de atuação de cada um dos Orixás. As energias de Exú, Exú Mirim e Pombagira são de polaridade negativa e a energia das casas e construções deve ser de polaridade positiva, pois estão relacionadas ao Pai Oxalá. Assim, entendemos que a entrega de velas e oferendas para o Sr. Zé Pelintra deve ser feita sempre do lado de fora das casas. Quanto a imagem, esclarecemos que para fazer um pedido de auxilio e de orientação a qualquer Guia de trabalho ou Orixá, não é obrigatório nenhum tipo de entrega ou oferenda. Podemos pedir auxílio sempre que necessário desde que com muita fé, respeito, boas intenções, sempre respeitando o livre arbítrio das pessoas, de acordo com as Leis Divinas. O Guia de luz, sempre vai atender nossos pedidos de auxílio desde que feitos com o coração livre da raiva, do ódio, do rancor, de sentimentos ruins. No seu caso, você prometeu comprar uma imagem. Promessa feita deve ser cumprida. Não sei se você prometeu altar, mas se quis fazer foi por escolha própria. Entendemos que o altar deveria ser feito do lado de fora da casa para que você possa acender velas quando sentir vontade e/ou for necessário. Lembrando que quando a vela é acesa e o mistério Exú é acionado ele abre um campo de energia que "esvazia" todas as demais energias do local, ou seja, absorve as energias do Pai Oxalá que estão na casa. Sugerimos que se oriente melhor com algum sacerdote de Umbanda Sagrada ao qual você tenha acesso ou com algum Preto Velho consultista que possa te orientar melhor uma vez que o altar já foi feito. Obrigado, esperamos ter esclarecido alguma coisa para você. Sugerimos que leia o texto em: https://senzaladeumbanda.blogspot.com.br/2012/09/o-inicio-da-criacao-divina.html

      Excluir
    2. Muito obrigada por me esclarecer. Esperava esta resposta pois tinha medo de ter agido errado. Eu não prometi altar... prometi comprar uma imagem e sempre agradar. Logo no dia seguinte pude comprar a imagem graças a Seu Zé Pelintra.
      Entendi toda a sua explicação. Uma vez que moro em apartamento, posso considerar a área de serviço como sendo "fora de casa"? Eu só tenho varanda fechada... que aqui chamamos de marquise, mas que fica isolada do resto da casa por portas e janelas.
      Muito Axé!

      Excluir
    3. De preferência, do lado de fora. Mas, se não houver outra alternativa, apenas a vela de firmeza pode ser acesa dentro de casa. Na área de serviço, por exemplo. As velas de oferendas e trabalhos de limpeza devem ser acesas apenas do lado de fora das residências.

      Excluir
  24. oiii boa tarde eu carrego sr zé pilintra queria sabe quando eu recebo ele porq meu corpo fica formigano quando estou desenvolveno e sou de ogum e xango posso ter ele quando ele venho ele fico dançando cantando muito obg.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal sentir formigamentos e outras sensações no corpo durante o desenvolvimento mediúnico, na aproximação dos Guias e Orixás do nosso campo mediúnico e na própria incorporação. Cada Guia tem seu modo próprio de se aproximar e se conectar com o seu médium. À vezes, pode até utilizar essas sensações para facilitar a sua identificação. Com o tempo você irá compreender melhor.

      Excluir
  25. Poderia acender a vela normalmente dentro de casa, correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De preferência, do lado de fora. Mas, se não houver outra alternativa, apenas a vela de firmeza pode ser acesa dentro de casa. Na área de serviço, por exemplo. As velas de oferendas e trabalhos de limpeza devem ser acesas apenas do lado de fora das residências.

      Excluir
  26. ola bom dia, em primeiro lugar agradeço por ter encontrado e identificado este espaço de conhecimento... sou medium umbandista, e, apesar da idade e ter crescido vendo minha mãe que tbm e medium trabalhar, somente há 4 anos atras aceitei minha missão. ainda tenho certa dificuldade de entendimento, entendo que aos poucos e com muito respeito e fé meus guias vão intuitivamente se aproximando, se apresentando, enfim, tambem trabalhando poara que possam trilhar seu caminho na evolução na pátria espiritual. a cerca de 1 mês na casa onde trabalho comeceia sentir uma energia diferente das demais com as quais estou me acostumando e me doando e fiquei em duvida, conversei com o dirigente da casa e ele tbm não soube me responder, pois gostaria muito de saber se me fosse permitido. temos irmãos que trabalham com os malandros, e, numa das giras de trabalho, durante a incorporação um irmão pediu para falar comigo, logo estava trabalhando com Sr. Zé Pelintra e me disse diretamente que sim, meu pensamento estava certo, era mesmo um trabalhador da malandragem, que era pra levar no proximo trabalho o que tinha feito em casa. faço minha proprias guias e vi como num transe uma guia de mão nas cores vermelha, branca e preta e pus me a faze-la. apesar da imensa admiração e respeito que tenho com os tralhos da linha de Seu Zé, tinha sido advertida anteriormente que mulher não toma passe com Zé Pelintra, assim como tambem não recebe. mas como tudo tem seu fundamento, misterio, merecimento e necessidade, ontem foi dia de gira de esquerda na casa e levei minha guia para o centro, entreguei ao dirigente para que pudesse ativa-la, só que saiu da minha boca que não era para ser cruzada com alfazema como se faz habitualmente na casa e sim com dende... o dirigente me olhou e assim o fez, e no momento ele me falou "que energia é esta?, salve a malandragem, salve as forças sagradas na lei de umbanda! me devolveu e dai pra frente foi td muito estranho pra mim, pouco me lembro, mas sei que não consegui segurar a incorporação, e ainda agora quando escrevo ouço seu riso cheio de axé. não quero atropelar nada, mas gostaria de saber se posso fazer algo, banhos, firmar ponto, para que seja auxiliada neste desenvolvimento neste misterio... se puder agradeço a ajuda... Salve a malandragem, salve a falange de Seu Zé pelintra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As mulheres podem tomar passe com o Sr. Zé Pelintra e podem receber seus Guias Espirituais que atuam dentro desta Linha de Trabalho. Não há nenhum impedimento para isso. Quanto ao seu desenvolvimento e contato com o seu Guia de trabalho, orientamos que mantenha sempre cautela a fim de não ser induzida por nenhum outro espírito zombeteiro ou maldoso. Desta forma, sempre que tiver uma intuição sobre algo a fazer ou oferecer para ele, peça orientação ao dirigente da casa que você está frequentando pois ele é o responsável por seu desenvolvimento mediúnico enquanto lá você estiver. Deus te abençoe e te ilumine.

      Excluir
  27. lindo esse blog, uma dúvida pode ascender vela preta ao sr zé pelintra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode acender velas de todas as cores para o Sr. Zé Pelintra, desde que seja solicitado e orientado por ele mesmo. Pois cada cor de vela tem uma energia diferente da outra e uma finalidade específica pois estão ligadas a campos de ação e de atuação diferentes. A vela branca sempre pode ser acesa e entregue à todos os Orixás e Guias de Trabalho. A vela preta deve ser entregue apenas por solicitação específica do seu Guia Espiritual!

      Excluir
  28. Saravá Zé meu protetor! meu padrinho de fé, aquele que está sempre comigo e me ajuda quando preciso! cuide de mim, de minha família e continua atendendo meus pedidos, continue meu amigo seu Zé! salve Zé Pelintra!!

    ResponderExcluir
  29. Boa noite queria fazer uma oferenda a seu Ze pra pedir prosperidade que abra meus caminhos o que devo oferecer e aonde ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No texto acima há algumas explicações e esclarecimentos sobre oferendas ao Sr. Zé Pelintra. Inclusive, discriminamos alguns elementos relacionados a ele e também ponto de forças.

      Desculpe, mas este blog é de compartilhamento de conhecimentos e estudos sobre a Umbanda. Não fazemos nenhum tipo de consulta ou atendimento espiritual, pelo contrário, alertamos que todos devem ter muito cuidado e responsabilidade ao fazer pedidos e realizar oferendas aos Orixás para que tudo ocorra dentro da Lei e não atue negativamente na vida de nenhum irmão encarnado ou desencarnado.
      Se não foi um pedido do seu próprio Guia Espiritual, sugerimos que consulte o Guia Espiritual de algum outro irmão para que possa ter a resposta de acordo com a sua necessidade e contendo os elementos corretos e mais adequados ao seu caso.

      Excluir
  30. Bom dia!
    Gostaria de saber o significado de aparecer uns arrepios no corpos,mas,aparecem tipo pontos localizados? E também quando estou numa gira minhas mãos sempre ficam muito geladas o que seria? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua descrição é muito subjetiva, muitas situações podem causar arrepios no corpo. Sugerimos uma consulta a um Guia Espiritual ou Orixá. Este blog é apenas de compartilhamento de conhecimentos, de estudos, não fazemos nenhum tipo de atendimento e/ou consulta espiritual.

      Quanto as mãos geladas durante as giras, entendemos que isso ocorre devido as alterações energéticas causadas pelo processo de desenvolvimento mediúnico e aproximação de Guias ou outras entidades espirituais.

      Excluir
  31. Boa noite. Tenho uma dúvida posso ascender vela e cigarro pra seu Zé no meu quintal. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugerimos que siga as orientações do seu próprio Guia Espiritual (Orixá) ou converse com o Guia Espiritual de outro irmão a fim de saber qual a melhor opção no seu caso específico. Ou seja, de acordo com a sua necessidade de ajuda. Oferendas de agradecimento ao seu próprio Guia podem ser feitas no seu quintal mas entregas de Descarrego de Energias e Limpezas espirituais e Energéticas devem ser realizadas em pontos de forças específicos, em outros locais.

      Excluir
  32. Boa noite gostaria de saber se posso fazer algum pedido a seu zé eu sou de oxossi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas as pessoas podem fazer pedidos ao Sr. Zé Pelintra maior ou a seus próprios guias desta linha de trabalho, o mais importante é que sejam pedidos de saúde, trabalho, amor, enfim, que sejam pedidos para o seu bem e não envolvam fazer o mal para outras pessoas. Que sejam pedidos de auxilio e orientação e não pedidos negativos e de amarração de outras pessoas. Devemos respeitar as Leis Divinas e o Livre Arbítrio das pessoas para que não sejamos punidos pela Lei e pela Justiça Divina por interferir de forma negativa no destino de outras pessoas.

      Excluir
  33. Olá, gostaria de saber se você pode me ajudar. Sonhei com um ex namorado e uma outra pessoa (com quem me envolvi antes do meu ex e eles se conhecem), com eles estava um terceiro homem (fumando, com jeito malandro, vestido de claro, sem sombra de dúvidas representava de alguma forma o Zé) e todos estavam com buquês de rosas na mão. Dois deles, o que representava o Zé foi o primeiro, deixaram os buquês aos meus pés depois de resmungarem algo para mim. Meu ex namorado queria me entregar em mãos e eu não queria pegar, estava incomodada. Acordei com uma sensação estranha, não consigo enxergar o que isso representa, mas lembro que não me senti bem no sonho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fazemos atendimentos espirituais através deste blog, apenas compartilhamos o pouco conhecimento que adquirimos até o momento. Os sonhos são muito particulares e pessoais pois estão imbuídos de sensações e sentimentos extra sensoriais que só são passíveis de análise por aqueles que o vivenciaram. Nem sempre um símbolo tem o mesmo significado em dois sonhos diferentes, se apegue mais à sua intuição na interpretação. Deus te abençoe!

      Excluir
  34. Olá encontrei poucas informações sobre Zé Camisa Listrada. Vcs conseguem me indicar leituras ou sites onde possa encontrar mais informações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, sobre este guia especificamente não temos conhecimento de nenhum livro ou artigo para leitura.

      Excluir
  35. Tem um tempo depois que minha bisavó faleceu ela era espírita,que meus dias ficaram mais sensitivos,quando criança tinha uns 10 anos vi a imagem do sr.ze pilintra do lado direito da minha mãe,pois eu estava muito preocupada com ela naquele dia.Fui pra escola e quando cheguei contei o que tinha vistos para minha mãe,ela imediatamente ligou para minha bisavó.
    Depois disso o assunto morreu,mas eu comecei a escutar vozes e ver sobras e até mesmo sentir presenças e cheiros,passei a nao durmir a noite ficava a noite toda andando pela casa com medo de deitar,minha mãe novamente conversou com a minha bisavó,e ela mandou colocar uma bainha de canivete debaixo do meu travesseiro. Agora estou com 24 anos e mInha bisavó faleceu a um ano,as coisas começaram a desandar na família e num apuro senti q algo irrita acontecer com meu irmão mais novo,pois chamei o apelo de Sr Zé pilintra para que o guiasse e não deixasse nada de ruim acontecer com ele,e prometi uma pinga a sr.ze pilintra,dito e feito meu irmão se envolveu numa briga mas apesar do sangue na roupa n se machucou,então comprei a pinga 51,e coloquei pra se.ze pilintra na minha cozinha num Pilarzinho que tenho de colocar filtro de água,desde de 3ntao sempre que acaba coloco outra. Está errado??
    Como devo lidar .

    ResponderExcluir
  36. Bom dia, gostaria de saber se você tem história e ponto de Joana Pilintra?

    ResponderExcluir
  37. Posso limpar a guia de seu Zé com whisky?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente, seria limpa com cachaça. Mas seu guia espiritual é quem deve te orientar sobre a melhor maneira de limpar pois para cada tipo de energia e de trabalho eles podem utilizar elementos diferentes. Depende da necessidade. Até mesmo a limpeza da guia deve ser realizada com a autorização do guia espiritual. Sempre existe um momento mais adequado para a limpeza e um momento em que ela ainda não deve ser feita. Isso só ele pode orientar.

      Excluir
  38. Em um primeiro momento, você pediu auxílio e prometeu uma cachaça para ele em agradecimento. O pedido foi atendido e a sua promessa foi cumprida. Você deve avaliar o que você prometeu em troca daquela proteção. Se você prometeu colocar sempre um copo de cachaça para ele ou se seria apenas uma vez. Isso depende da sua "promessa". Se não está colocando mais pela promessa, se passou a ser por pedidos constantes, se você transformou isso num hábito, aí, só você pode avaliar se continua a colocar ou não. Em nossos estudos, entendemos que o Sr Zé Pelintra atua nos campos de Exú, que são o EXTERIOR. Nós fazemos entregas e oferendas de agradecimentos sempre do lado de fora de nossas casas, pois a energia desse Guia Espiritual é um campo que se abre e atua no exterior, que é o lado de fora. Cada Guia Espiritual tem seus campos de ação e de atuação específicos e entendemos que isso deve ser respeitado para manter as energias da natureza em seus devidos lugares. Agradecemos pela oportunidade de ajudar dentro dos nossos conhecimentos. Obrigado.

    ResponderExcluir