sábado, 22 de junho de 2013

NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES


Nossa Senhora dos Navegantes é um título dado a Mãe de Jesus, Maria.
A devoção e o culto a Nossa Senhora dos Navegantes teve início no século XV no período das grandes navegações. As pessoas que viajavam pelo mar pediam proteção à Nossa Senhora para fazerem uma boa viagem e para retornarem em segurança aos seus lares. Pediam proteção contra os perigos do mar, tempestades, doenças e todo o tipo de transtornos que tais trajetos poderiam ocasionar. A fé em Nossa Senhora dos Navegantes teve início em Portugal e depois se espalhou por outros países, chegando logo ao Brasil. Nossa Senhora dos Navegantes é também conhecida pelo nome de Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Boa Viagem; Nossa Senhora da Boa Esperança e Nossa Senhora da Esperança.

Em Portugal, as festas em sua homenagem ocorrem no dia 15 de agosto. Aqui no Brasil, as suas comemorações são realizadas no dia 2 de fevereiro junto com as comemorações da nossa Sagrada Mãe Iemanjá. Por sua ligação com as águas, houve um sincretismo com a Mãe do mar das religiões africanas, embora Nossa Senhora dos Navegantes ampare todos os navegantes também das águas doces dos rios, lagos e lagoas. O fato é que são Mães das águas, daqueles que vivem nas águas, que nelas são gerados e que delas sobrevivem. São protetoras, amparadoras, sustentadoras e geradoras da vida. São associadas a abundância, a criatividade, a fertilidade, a nutrição e a família. Protegem em especial as mulheres grávidas e as crianças.

Oração à Nossa Senhora dos Navegantes:

“Ó Nossa Senhora dos Navegantes, Mãe de Deus criador do céu, da terra, dos rios, lagos e mares; protegei-me em todas as minhas viagens. Que ventos, tempestades, borrascas, raios e ressacas, não perturbem a minha embarcação e que monstro nenhum, nem incidentes imprevistos causem alteração e atraso à minha viagem, nem me desviem da rota traçada. Virgem Maria, Senhora dos Navegantes, minha vida é a travessia de um mar furioso. As tentações, os fracassos e as desilusões são ondas impetuosas que ameaçam afundar minha frágil embarcação no abismo do desânimo e do desespero. Nossa Senhora dos Navegantes, nas horas de perigo eu penso em vós e o medo desaparece; o ânimo e a disposição de lutar e de vencer tornam a me fortalecer. Com a vossa proteção e a bênção de vosso Filho, a embarcação da minha vida há de ancorar segura e tranqüila no porto da eternidade. Nossa Senhora dos Navegantes, rogai por nós.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário