sexta-feira, 21 de setembro de 2012

EXÚ MIRIM


O Mistério Exú Mirim rege o estado das Intenções, portanto, ele está e atua na origem de TUDO. Para a Criação Divina, as intenções não são boas ou más, porém, se suas realizações causam prejuízos para a harmonia da Criação, automaticamente são ativados os fatores reativos do mistério que entram em ação atuando nos mentais desequilibrados a fim de bloquear e desestimular as Intenções negativas. Exú Mirim está ligado aos nossos mentais durante todo o tempo e está sempre atento às nossas “segundas intenções”. Este Mistério se revela como um poderoso recurso da Lei Divina que atua sobre tudo e todos. Ele vigia nossas intenções e inicia suas atuações no instante em que geramos pensamentos negativos. A partir daí, ele vai atuar até que cessem os desequilíbrios, mesmo que tenhamos que ser reduzidos ao NADA. São seres naturais, oriundos da 4ª dimensão negativa à nossa esquerda, portanto, não são espíritos humanos, menos ainda espíritos de marginais infantis.

Na verdade, Exú Mirim é mais uma linha de esquerda dentro do ritual de umbanda, trabalhando junto com Exú e Pombagira para a proteção e sustentação dos trabalhos da casa. Não aceitar Exú Mirim é proceder como em casas que não se aceita Exú e Pombagira, mas que a partir do astral e sem que ninguém perceba, recebem a sua proteção. Afinal, "se sem Exú não se faz nada, sem Exú Mirim menos ainda". Não nos chega dentro da cultura dos orixás um culto a uma divindade ou “orixá Exu Mirim”, assim como não nos chega a existência de um “orixá Pombagira”. Apesar disso, sabemos da existência de um trono responsável pela força e vigor na criação (Exú), assim como existe uma divindade trono responsável pelo estímulo em toda a criação (Pombagira). Sendo assim, também existe uma divindade fechada e não revelada, que sustenta a força da linha de Exú Mirim. O Orixá “Exú Mirim” é responsável por criar meios ou situações para o desenvolvimento do intelecto e o amadurecimento das pessoas (fator complicador). Dessa forma, enquanto Exú vitaliza os sete sentidos da vida e Pombagira estimula-os, Exú Mirim traz situações e “complicações” para que, utilizando o vigor e estimulados, possamos vencer essas situações e evoluirmos como espíritos humanos. Dentro da umbanda não acessamos nem cultuamos diretamente o orixá – mistério Exú, mas sim o ativamos através de sua linha de trabalho formada por espíritos humanos assentados à esquerda dos orixás. Também assim fazemos com o mistério Exú Mirim, pois o acessamos através da linha de trabalho formada por "espíritos encantados" ligados a essa divindade regente.
 
Os Exús Mirins (entidades) apresentam-se como crianças travessas, brincalhonas, espertas e extrovertidas. Apesar de serem bem “agitadas”, suas manifestações devem estar sempre dentro do bom senso, afinal dentro de uma casa de luz, uma verdadeira casa de umbanda, eles sempre se manifestam para a prática do bem sobre comando direto dos Exús e Pombagiras guardiões da casa. Podemos dizer que Exú e Pombagira estão para Exú Mirim como os Pretos Velhos estão para as crianças da linha de Cosme e Damião. Trazem nomes simbólicos parecidos aos dos Exús adultos, demonstrando seu campo de atuação, energias, forças e orixás a quem respondem. Assim, temos Exús Mirins ligados ao campo santo: caveirinha, covinha, calunguinha, porteirinha. Ligados ao fogo: pimentinha, labareda, faísca, malagueta. Ligados a água: lodinho, ondinha, prainha, entre muitos e muitos outros, chegando a ponto de termos Exús Mirins atuando em cada uma das sete linhas de umbanda. Quando respeitados, bem direcionados e doutrinados pelos Exús e Pombagiras da casa, tornam–se ótimos trabalhadores, realizando trabalhos magníficos de limpeza astral, cura, quebras de demandas, etc. Utilizam–se de elementos magísticos comuns à linha de esquerda, como a pinga (normalmente misturado ao mel), o cigarro, cigarrilhas e charutos, a vela bicolor (vermelha e preta) etc. Uma força muito grande que Exú Mirim traz, é a força de “desenrolar” a nossa vida (fator desenrolador), levando todas as nossas complicações pessoais e “enrolações” para bem longe. Também são ótimos para acharem e revelarem trabalhos ou forças "negativas" que estejam atuando contra nós, "desocultando-as" e acabando com essas atuações. Exú Mirim muitas vezes tem acesso a campos e energias que os outros guias espirituais não têm. Ajudam a abrir caminhos, desfazer os malfeitos e incentiva o trabalho social para resgatar os que estão na marginalidade.

Devemos lembrar que a umbanda é a manifestação do “espírito para a caridade” não importando a forma ou o jeito de sua apresentação. Para aqueles que sentirem–se afim com a força e tiverem respeito, com certeza, em Exú Mirim verão uma linha de trabalho tão forte, interessante e querida como todas as outras. São espíritos de muita luz e sabedoria, portadores de mistérios dos orixás, nunca os olhem como: engraçadinhos, coitadinhos e divertidos. Exú Mirim é um pólo equilibrador entre a direita e a esquerda, atua como agente atrasador da evolução, faz o ser regredir, vai fechando as faculdades por mau uso da mesma tanto no material como no espiritual. Quando erramos em nossa vida, sofremos uma regressão (lei de causa e efeito), sejam umbandistas, espiritualistas ou pessoas comuns, essa regressão é feita pelo Mistério Exú Mirim, quando estamos no caminho certo de vida agem como agentes evolutivos.

Não gostam de ser invocados ou oferendados em magias negativas. Quando utilizados pelo médium para demandas negativas contra seus desafetos, são enfraquecidos e aprisionados por quiumbas (espíritos negativados) que os substituem.
Apresentação: são baixinhos, troncudos, não se assemelham muito a nós. No entanto, após trabalho costumeiro com seu médium vão assumindo uma forma humana mais agradável aos nossos olhos. Não são infantis, são pequenos. Obs: é justamente a falange de Exú Mirim que, às vezes, se introduz nas bandas de criança fazendo se passar por eles.
Campos de força: encruzas próximas as praias (sempre a primeira vindo da linha da praia para as ruas) encruzas em Y e os descampados. Os seus pontos de força podem variar de acordo com os seus campos de atuação.
Seu dia: costumam ser homenageados no dia 06/01 - Dia de Reis.
Oferendas para Exú Mirim: guardanapo de papel preto e/ou vermelho, vela bicolor vermelha e preta, fitas preta e vermelha, pembas preta e vermelha, Flores (cravo), Frutas (manga, limão, laranja, pêra, mamão), Bebidas (guaraná com um pouco de conhaque, coca cola com pinga, água com rapadura, pinga com mel (às vezes, acrescentam um pouco de mel nas misturas)), charuto, cigarro e cigarrilhas, gostam de doces escuros: chocolates, cigarrinhos de chocolates, chocolates com licores por dentro, doces de bananas, teta de nega etc... Também gostam de moedas e podem pedir brinquedos ou miniaturas de ferramentas.

Saudação ao Orixá Exú Mirim
Com o joelho esquerdo no chão e o direito dobrado em ângulo de 90º, mão esquerda espalmada para a frente e mão direita apoiada no joelho direito espalmada para cima, dizer por 3 vezes:

LAROYÊ, EXÚ MIRIM! (dirigente dos trabalhos)
EXÚ MIRIM É MOJUBÁ! (médiuns)

Ao final das 3 vezes, bater palmas 3 vezes de forma cadenciada, com a mão esquerda batendo sobre a direita ainda apoiada no joelho.

Nota: Os textos sobre os Orixás são fundamentados nas obras de Rubens Saraceni publicadas pela Madras Editora Ltda. Recomendo a leitura dos Livros: Orixá Exú Mirim, Orixá Exú, Orixá Pombagira e O Guardião da Meia Noite. Algumas outras informações e curiosidades são oriundas de pesquisas realizadas em sites, revistas e no dia-a-dia das Casas e Tendas de Umbanda.



7 comentários:

  1. De fato muito bom o conteúdo contudo há um contraponto segundo pai Rubens Saraceni através do sacerdote Rodrigo Queiroz no curso Arquétipos de Umbanda - Aula 08 - Exu Mirim - "... Exu Mirim representa a natureza de Exu enquanto mistério encantado, portanto Exu Mirim não responde a Exu por esse ser de natureza humana, o mais coerente seria que Exu se reporte a Exu Mirim, contudo para que a linha de Exu consiga atuar harmoniosamente e eficientemente na Umbanda é necessário Exu para Exu Mirim que é necessário para Pomba Gira que é necessária à Exu Mirim que também é necessário a Exu um atuando na energia do outro ou onde é capaz de atuar..." Abraços

    ResponderExcluir
  2. Fábio, são 3 Mistérios distintos entre si. Cada um deles tem a sua função especifica na Criação Divina. Na teologia de Umbanda Sagrada, sigo primordialmente os ensinamentos do Mestre Rubens Saraceni que foi quem trouxe a informação do plano espiritual para todos nós. O Rodrigo Queiroz também estudou e, até onde sei, segue a linha do Pai Rubens Saraceni. Para maiores esclarecimentos, segue um link com o resumo dos ensinamentos: http://senzaladeumbanda.blogspot.com.br/2012/09/o-inicio-da-criacao-divina.html , neste texto tem uma explicação bem lógica do que cada Mistério representa dentro da Criação Divina e dentro da Umbanda. Obrigado pela oportunidade.

    ResponderExcluir
  3. Agradeco por ter encontrado a exu mirim agradeco por tudo de bom que ele faz e fez por mim mesmo quando nao o conhecia ele ja me ajudava peco muita luz paz protecao saude prosperidade felicidade a exu mirim peco que trabalhe comigo me dando sanedoria gratidao obrigado muitissimo obrigado exu mirim

    ResponderExcluir
  4. Boa noite adorei as informações, muito boas.
    Trabalho com o exu mirim brasinha, e gostaria muito de saber a qual falange de exu ele pertence, pois recebo o exu sete catacumbas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Exú mirim Brasinha pertence a uma falange de mesmo nome dentro dessa linha de trabalhos do Sr. Exú Mirim Maior (aquele que sustenta todas as linhas de Exús Mirins na Terra). Entendemos que está ligado a irradiação da Lei e a irradiação da Justiça pois ambas atuam com o elemento fogo. Sugerimos que leia o Mistério da JUSTIÇA: Xangô e Egunitá e o Mistério da LEI: Ogum e Iansã.

      Excluir
  5. Gostaria de pedir algo a exu mirim. , mais nao sei como sauda-lo antes de fazer o pedido! Alguém poderia me ajudar por favor. Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de pedir algo a exu mirim. , mais nao sei como sauda-lo antes de fazer o pedido! Alguém poderia me ajudar por favor. Obrigada.

    ResponderExcluir