sexta-feira, 21 de junho de 2013

AMAI-VOS UNS AOS OUTROS


O dom de estar em Deus e comungar com Deus nos é concedido a partir do instante da nossa criação. Ao simples fato de existir já estamos em Deus, em Sua Criação, em Sua Bondade e em Seu Amor. Mas à medida em que caminhamos com nossas próprias pernas, que seguimos nossos caminhos evolutivos, nos distanciamos tanto que não mais conseguimos sequer compreender que toda esta distancia está dentro de nós mesmos. É tão simples que se torna tão complexo em nossas mentes cheias de planos, de expectativas mirabolantes para estar com Deus. A simplicidade é a resposta e o Amor realmente é o elo que nos une ao Pai, o elo que nos permite estar com Ele, senti-Lo conosco.
É tão simples! E nós tornamos tudo tão complicado!
O que nos separa de Deus é a nossa mesquinharia, a nossa avareza, a vaidade, o orgulho, o desejo pelo poder, o querer se impor aos outros e sobrepor o livre arbítrio alheio. Queremos a melhor casa, o melhor carro, a melhor posição no trabalho, queremos ser donos de pessoas, de seres humanos e de seus sentimentos e suas escolhas pessoais. Queremos demais, coisas demais, desejos absurdos e insensatos. E avançamos em busca desses objetivos pessoais desequilibrados, ultrapassamos os limites da razão e do bom senso, ultrapassamos os limites da Lei e da Justiça e invadimos a vida alheia com nossas insanidades.
A Umbanda é uma religião muito bonita em sua teoria, em sua ligação com a natureza e com toda a Divina Criação. Mas é uma religião muito difícil de ser compreendida pela maioria das pessoas e é muito obscurecida diante dos olhos da sociedade pois infelizmente muitos irmãos (e realmente são muitos!) utilizam seus conhecimentos e seus dons justamente para realizar seus desejos pessoais. Seja por dinheiro, por poder, por vaidade ou qualquer outro desequilíbrio pessoal. E se tornam cada dia mais distantes de Deus e mais próximos e acessíveis às trevas da razão. Há que se compreender que somos todos seres humanos em evolução, que estamos aqui neste mundo para aprender, mas temos que admitir que muito mal é gerado a partir de muitos de nossos irmãos, muitas pessoas são atingidas por trabalhos negativos, por demandas espirituais realizadas dentro de tendas de Umbanda, sob os olhos dos pais e mães de santo que tem a responsabilidade de esclarecer e ensinar àqueles que estão sob sua responsabilidade espiritual.

Não basta apenas um discurso bonito ou uma orientação eventual, para que esses umbandistas mudem é preciso muito diálogo, muito estudo, entendimento e conscientização. É preciso estar presente, estar ao lado de cada um de seus irmãos, no dia a dia, orientando, esclarecendo, chamando a atenção de cada um deles para os seus atos desequilibrados a fim de que possam compreender e discernir entre o certo e o errado. É preciso, acima de tudo, explicar e fazer compreender o que é o livre arbítrio e o quanto é importante respeitar as escolhas e as opções pessoais de cada um, seja na religião, no trabalho, no lado sentimental ou em qualquer outro aspecto da vida. E que trabalhos negativos geram altas cargas negativas que num determinado momento irão retornar a quem as gerou de forma definitiva, esclarecer que o mal que geramos aos outros se instala em nosso íntimo e não pode ser retirado até que se cumpra a sua função de purificação. Muitos já estão com tais cargas negativas instaladas em seus corpos mas não conseguem enxergar ou perceber. E continuam errando ainda mais pois acham que estão sofrendo isto e aquilo porque tem fulano ou sicrano demandando. E fazem mais demandas, geram mais negatividade que vai, atinge seu alvo e no final retorna como um bumerangue e se instala naquele que deu origem à demanda. E assim acontece praticamente todos os dias dentro das casas de Umbanda. Seria hipocrisia dizer que isto não existe e que nada disso acontece entre os umbandistas. Todos os umbandista sabem disso, todos já viveram isso de uma forma ou de outra, quem não fez certamente já tomou uma demanda. E os motivos são os mais banais e sem sentido.
Tais demandas são energias negativas geradas apenas pelo EGO de muitos de nossos irmãos. Não está certo, não é esta a finalidade da religião e dos conhecimentos que adquirimos ao longo de nossas caminhadas. Tudo o que aprendemos deve ser utilizado para o bem, para a caridade e o amor ao próximo, os Guias não vem em terra para nos levar ao erro mas para nos mostrar a direção que devemos seguir para retornar a Deus. E o caminho é simples, muito simples. Está em cada um de nós, em nossos sentimentos mais íntimos, no amor que vibramos por nós mesmos, por nossos semelhantes, pelos animais, pelas plantas, pela natureza, por toda a Criação de Deus. Ao amarmos a Sua Criação estamos amando ao próprio Deus que nos criou. Não precisamos ser maiores ou melhores uns do que os outros, basta apenas aprendermos a amar o mundo em que vivemos e respeitar a vida que Deus deu a cada um de nós. Ao atacar um irmão com uma demanda, você está atacando uma vida gerada e mantida por Deus. Você está atacando diretamente a Deus, pois Deus é a Vida e está em cada um de nós. É ignorância e estupidez destruir a vida que Deus criou pois certamente a cobrança, o castigo, virá... mais cedo ou mais tarde. Não pelas mãos de quem foi atacado mas pela força da Lei e da Justiça de Deus que TUDO VÊ e TUDO SABE.
Como buscar Deus atacando uns aos outros, ferindo uns aos outros? Certamente, irmãos, aqueles que agem dessa forma não estão buscando Deus, não estão caminhando em direção à sua evolução. Estão apenas alimentando seus desequilíbrios e garantindo a sua queda.
Quando comungamos com Deus, quando estamos em Deus e Deus está em nós, não há mal que vença! Não há mal que nos atinja impunemente. Há forças divinas superiores a nós, aos seres humanos, que atuam em benefício daqueles que se mantêm em equilíbrio, que vivenciam a paz, a harmonia, daqueles que amam a Deus e a toda a sua Criação. Um amor divino, um amor puro e desinteressado, sem expectativas e sem trocas. Apenas amor, um sentimento de paz, de harmonia, de comunhão. Simplesmente... AMOR a Deus e ao próximo. Jesus disse: "Amai-vos uns aos outros assim como EU vos amei". Este é o nosso objetivo, esta é a evolução que estamos buscando, vida após vida, por toda a nossa existência.

SENZALA DE UMBANDA



PEDIMOS QUE, AO COPIAR QUALQUER TEXTO DESTE BLOG PARA REPRODUZIR, TENHA A GENTILEZA DE DAR O DEVIDOS CRÉDITOS AO BLOG NÃO ESQUECENDO DE CITAR A AUTORIA DE "SENZALA DE UMBANDA" NOS TEXTOS QUE ESTÃO ASSINADOS. OBRIGADO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário