segunda-feira, 24 de junho de 2013

SÃO JOÃO BATISTA


Segundo a narração do Evangelho de São Lucas, São João Batista era filho de um sacerdote chamado Zacarias e de Isabel, prima de Maria, a mãe de Jesus. Ele foi criado e educado de acordo com os preceitos religiosos da judéia e era considerado por muitos um homem consagrado. Diz-se que João ofereceu todos os seus bens de família à irmandade nazarita e aliviou-se de todas as responsabilidades sociais, iniciando a sua preparação para aquele que se tornou um “objetivo de vida” - pregar aos gentios e admoestar os judeus, anunciando a proximidade de um “Messias” que estabeleceria o “Reino do Céu”, aquele que era a fonte de esperança do povo Judeu. A sua principal influência religiosa teriam sido os registros sobre o profeta Elias, o que influenciava inclusive seu modo de se vestir com peles e a forma como falava em seus discursos públicos. Foi muitas vezes chamado de “encarnação de Elias” e o Novo Testamento, pelas palavras de Lucas, faz referencia sobre uma incidência do espírito de Elias nas ações de João, o Batista. Foi profeta e é considerado o "precursor" de Jesus Cristo. Ele pregava a sua FÉ em público, batizou muitos judeus, incluindo Jesus, no rio Jordão. Na sua época, por seus discursos e por suas atitudes em benefício dos mais humildes, desamparados e discriminados, foi amado por muitos e hostilizado por outros. Foi condenado a morte e morreu decapitado.

Na Umbanda, há um sincretismo no qual São João Batista é relacionado ao sagrado Orixá Xangô. Como existe mais de uma manifestação de Xangô, São João Batista vem representando nosso amado Pai Xangô Agodô, que é o senhor Xangô regente das Almas. É ele quem aplica a Justiça Divina e faz cumprir as leis kármicas a todos os espíritos, sejam encarnados ou desencarnados. A irradiação de Xangô rege o fogo, o trovão e os raios. A sua atuação principal é nos campos da razão, ele atua trazendo equilíbrio e discernimento para que possamos fazer nossas escolhas da melhor maneira possível. Nós devemos pedir a ele que nos dê clareza de pensamento, que nos auxilie nos momentos em que for necessário tomar decisões, para que possamos escolher sempre o melhor caminho, a melhor opção, respeitando uns aos outros e sempre de acordo com as Leis Divinas. Ao sair do caminho certo, ele passa a atuar no intuito de nos corrigir e nos leva a nos redimir diante de Deus para que possamos retomar nossos destinos. Sua atuação é diretamente em nosso racional, em nossa consciência. Xangô Agodô também atua em trabalhos de cura, tratamento de desobsessão e orientação consciencial.

Em 24 de junho comemora-se o dia de São João Batista,  nesta ocasião podemos acender uma vela marrom para o nosso Pai Xangô Agodô e pedir clareza mental, maior poder de raciocínio, orientação para nossas escolhas de vida, saúde, força, proteção e o que mais for necessário ao nosso bem estar e evolução pessoal.

SALVE, SÃO JOÃO BATISTA!

SALVE, MEU PAI XANGÔ!   KAÔ KABIECILE, XANGÔ!


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Batista


Nenhum comentário:

Postar um comentário