segunda-feira, 1 de outubro de 2012

CRIANÇAS


Essas entidades, altamente evoluídas, externam através de seus médiuns, suas posturas e vozes infantis. Algumas são mais calmas, outras são mais agitadas, mas todas as Crianças atuam trazendo alegria e encantamento. Descem nos terreiros simbolizando a pureza, a inocência e a singeleza. Gostam de pular, brincar, cantar, conversar e, através de suas brincadeiras e divertimentos, trabalhar em benefício das pessoas. É brincando e rindo que efetuam maravilhosos trabalhos de descarga fluídica, é no sacudir dos braços e pernas que atiram seus fluidos naturais afastando espíritos de baixa vibração que estejam prejudicando as pessoas. Com esses movimentos desagregam energias densas enraizadas no corpo astral e áurico que proporcionam doenças no corpo e na alma. A incorporação de Criança exige muita concentração dos médiuns pois a todo instante eles devem se policiar e conter os excessos de suas crianças para não se machucarem e nem ferirem os consulentes com brincadeiras agitadas como saltos, cambalhotas e outras estripulias deste tipo. Alguns deles incorporam pulando e gritando, outros descem chorando, outros estão sempre com fome. Estas características, que às vezes passam despercebidas, são formas que eles têm de exercer uma função específica, como a de descarregar o médium, o terreiro ou alguém da assistência. Esses seres, mesmo sendo puros, não são tolos, pois identificam muito rapidamente os erros e falhas humanas. E não se calam quando em consulta, pois alertam sobre eles. As Crianças normalmente são espíritos humanos que optaram por continuar sua evolução espiritual através da prática da caridade. Em sua maioria, foram espíritos que desencarnaram com pouca idade (terrena), por isso trazem características de sua última encarnação, como o trejeito e a fala de criança, o gosto por brinquedos e doces. Mas existem dimensões onde vivem as Crianças espirituais que nunca encarnaram na Terra, onde elas são amparadas por nossas amadas Mães Orixás.

Assim como todos os servidores dos Orixás, elas também têm funções bem específicas. Atuam na solução de problemas, são bons confidentes, e adoram mexericos, mas nunca trabalham para o mal, pois eles não atendem pedidos dessa natureza. Muitas entidades que atuam sob as vestes de um espírito infantil, são muito amigas e têm mais poder do que se imagina. Mas como não são levadas muito a sério, o seu poder de ação fica oculto. Esta linha de trabalho atua fortemente com cura e no desmanche de magias e outras demandas negativas. Manipulam as energias elementais e são portadores naturais de poderes só encontrados nos próprios Orixás que os regem. São verdadeiros Magos e conseguem atingir o seu objetivo com uma força imensa. Também são muito conhecidos como mensageiros dos Orixás, pois costumam trazer muitos dos seus recados. A gira de Criança não deve ser considerada como uma simples diversão, muitos atendimentos e trabalhos são realizados durante a sua incorporação. As Crianças da Umbanda tem os nomes relacionados normalmente a nomes comuns, normalmente brasileiros: Rosinha, Mariazinha, Ritinha, Pedrinho, Paulinho, Cosminho, entre outros. Mas sempre relacionados a seus campos de atuação ou às irradiações divinas a que estão ligados. Ex: Mariazinha da praia, Joãozinho das Matas. Seus pontos cantados são melodias alegres e algumas vezes tristes, falando muito em Papai e Mamãe, no Céu e em mantos sagrados. As crianças comem bolos, balas, frutas, bebem refrigerantes (normalmente guaraná), água ou sucos.  Adoram brinquedos, bonecas, chupetas, carrinhos e bolas. A festa de Cosme e Damião, santos católicos sincretizados com Ibeiji, é comemorada no dia 27 de Setembro e é muito concorrida em quase todos os terreiros do país. As festas para Ibeiji, têm duração de um mês, iniciando a 27 de setembro e terminando a 25 de outubro, devido a ligação espiritual que há entre Crispim e Crispiniano com àqueles gêmeos, pela sincretização que houve destes santos católicos com os "Ibejis" ou ainda "Erês" (nome dado pelos nagôs aos santos-meninos que têm as mesmas missões).

ORIGEM DE "DOUM"
Este personagem material e espiritual surgiu nos cultos Afros quando uma macamba (denominação de mulher, na seita Cabula) dava a luz a dois gêmeos, e, caso houvesse no segundo parto o nascimento de um outro menino, era este considerado "Doum", que veio ao mundo para fazer companhia a seus irmãos gêmeos. Assim, os gêmeos foram sincretizados com os santos que foram gêmeos e médicos, mas como faltava Doum, colocaram-no junto a seus irmãos, com seus pequenos bastões de pau, obedecendo à semelhança dos santos católicos, formando assim a trindade da irmanação.

Características dos filhos de Criança: Os filhos de Ibeji são pessoas com temperamento infantil, jovialmente inconsequentes; nunca deixam de ter dentro de si a criança que já foram. Costumam ser brincalhões, sorridentes, irrequietos – tudo, o que se possa associar ao comportamento típico infantil. Muito dependentes nos relacionamentos amorosos e emocionais em geral, podem revelar-se teimosamente obstinados e possessivos. Ao mesmo tempo, a sua leveza perante a vida revela-se no seu eterno rosto de criança e no seu modo ágil de se movimentar, a sua dificuldade em permanecer muito tempo sentado, extravasando energia. Podem apresentar bruscas variações de temperamento, e uma certa tendência a simplificar as coisas, especialmente em termos emocionais, reduzindo, às vezes, o comportamento complexo das pessoas que estão em seu torno a princípios simplistas como “gosta de mim – não gosta de mim”. Isso pode fazer com que se magoem e se decepcionem com alguma facilidade. Ao mesmo tempo, as suas tristezas e sofrimentos tendem a desaparecer com facilidade, sem deixar grandes marcas. Assim como as crianças em geral, gostam de estar no meio de muita gente, das atividades desportivas, sociais e das festas.
  
Ervas de Criança: Jasmin, alecrim e rosas
Seu dia:  27 de setembro
Cor: Rosa e azul (branco, colorido)
Chakra: Todos, especialmente o Laríngeo
Oferenda: Velas rosa ou azul claro (ou vela bicolor rosa/azul), Balas de côco, mariola, pirulitos, cocada, pé-de-moleque, guaraná, suco de frutas, água de coco, água com mel, água com açúcar, caldo de cana.
Ponto de força: Jardins, praias, cachoeiras, matas. Normalmente, de acordo com o guia.
Saudação: Oni Beijada! Salve, as Crianças!


Nenhum comentário:

Postar um comentário